Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Comércio varejista mantém liderança nas formalizações como Empreendedor Individual

Edição: 11/2010

Empreendedores do comércio varejista continuam liderando as formalizações de trabalhadores autônomos na categoria jurídica Empreendedor Individual. Dos cerca de 450 mil formalizados até agora, a maior parcela, 143.092 (32,76%) atua nesse setor. Para a segunda posição sobe o setor de alimentação, com 49.747 (11,39%), passando os cabeleireiros que estão em terceiro lugar dentro do bloco de serviços pessoais, com 43.349 (9,93%).

O levantamento é do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), em reunião de operadores do Empreendedor Individual realizada dia 11/08/2010 no Ministério da Previdência e Assistência Social. O balanço mostra que os autônomos especializados em serviços para construção civil já superam 29 mil, seguido pelo comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas, com cerca de 24 mil.

O setor de reparação e manutenção de equipamentos de informática, comunicação e de objetos pessoais e domésticos tem cerca de 21,5 mil empreendedores formalizados. Confecção e artigos de vestuário e acessórios contam com mais de 17,2 mil. São seguidos pelos serviços de escritório, de apoio administrativo e outros serviços prestados às empresas com cerca de 16 mil. As demais atividades reúnem um número de empreendedores que se aproxima dos 100 mil.

Empreendedor Individual é o mecanismo que possibilita a formalização de trabalhadores por conta própria (autônomos) como manicures e vendedores de churrasquinho, entre dezenas de outros, com receita bruta anual de até R$ 36 mil. Eles integram o Simples Nacional, sistema tributário diferenciado das micro e pequenas empresas.


Fonte:
Agência SEBRAE de Notícias

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais