Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Descubra se sua ideia é uma oportunidade

Edição: 12/2013

Como saber se uma ideia pode ser uma oportunidade é a primeira tarefa a qual todo empreendedor interessado em criar uma nova empresa deveria se envolver com afinco.

Mas, para isso, o empreendedor precisa conhecer métodos que o auxiliem na resolução da tarefa. Além do método efectual, tratado na última coluna, o método mais indicado para a maioria dos negócios é o conhecido como 3M, ou Modelo de Timmons, por ter sido criado pelo professor do Babson College Jeffry Timmons.




Para entender o modelo 3M, o empreendedor precisa ter em mente que qualquer oportunidade deve ser analisada, pelo menos, sob os seguintes aspectos:

Qual mercado ela atende? Qual o retorno econômico que ela proporcionará? Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio? Qual é a equipe que transformará essa oportunidade em negócio? Até que ponto o empreendedor está comprometido com o negócio?
Note que as cinco perguntas abordam questões chave de um negócio: mercado, viabilidade econômica, diferencial competitivo (estratégia), equipe empreendedora ("o empreendedor não é uma ilha")...

E, talvez a mais importante, você está realmente 100% comprometido e com a vontade necessária para transformar esta oportunidade em negócio?

Essas perguntas formam a base do check-list que compõe o 3M, apresentado a seguir, na forma de um roteiro. Os 3Ms são definidos como "Demanda de Mercado", "Tamanho e Estrutura do Mercado" e "Análise de Margem".

Ao analisar o primeiro "M", Demanda de Mercado, o empreendedor deve procurar responder às seguintes questões:

Qual é a audiência-alvo? Qual a durabilidade do produto/serviço no mercado? Os clientes estão acessíveis? Como os clientes vêem o relacionamento com a sua empresa? O potencial de crescimento deste mercado é alto? O custo de captação do cliente é recuperável no curto prazo?

O segundo "M", Tamanho e Estrutura do Mercado, está relacionado a outras questões críticas, listadas a seguir:

O mercado está crescendo, é emergente, é fragmentado? Existem barreiras proprietárias de entrada, ou excessivos custos de saída? Você tem estratégias para transpor estas barreiras? Quantos competidores/empresas-chave estão no mercado?

Eles controlam a propriedade intelectual? Em que estágio do ciclo de vida está o produto? Qual é o tamanho do mercado (em reais) e o potencial para se conseguir uma boa participação de mercado?

Como é a cadeia de valor do setor? Quais são as tendências e que eventos influenciam os cenários para o futuro do setor onde está sua empresa?

Finalmente, ao "M" de Análise de Margem aplicam-se as seguintes questões: Quais são as forças do seu negócio? Qual a margem de lucro típica de uma empresa desse setor? Quais os custos típicos de uma empresa desse setor?

Qual o investimento inicial mínimo? Qual a previsão de prazo para retorno do investimento inicial nesse setor?

Os 3Ms são abrangentes e envolvem questões críticas que, se respondidas e bem entendidas, com certeza serão úteis na avaliação e seleção das melhores oportunidades para serem desenvolvidas e capitalizadas pelo empreendedor.

José Dornelas é especialista em empreendedorismo, presidente da Empreende e autor do best-seller "Empreendedorismo, transformando ideias em negócios."

Fonte
UOL Economia 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Tenho um terreno bem centralizado e com área de aproximadamente 3000 M2 . Gostaria de saber como aproveitá-lo melhor e com qual negócio, produto ou serviço.
-
Olá Pedro, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxiliar, pois dispomos de um estudo de carência bairro a bairro para Curitiba e Região metropolitana, facilitando na decisão de abrir um negócio. Agende agora mesmo um horário com um dos consultore do SEBRAE ligue 0800 570 0800.

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
Foi excelente ler estes artigos porem tenho dúvidas para averiguar algumas de suas sugestões. Muito obrigada María Elena Estou construindo um Spa no Municipio do Rio Obrigada María Elenas iannarelli
-
Olá Maria Elena, bom dia!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!
-
Pretendo utilizar a era digital para incrementar meu negocio.Uma das alternativas me parece ser o facebook.Andei vasculhando como utilizar essa ferramenta(facebook)mas tenho muitas duvidas.Vou precisar de ajuda do Sebrae. Muito obrigado

Boletins especiais