Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Você tem um mentor?

Edição: 12/2013

Ao longo da vida, fazemos escolhas e tomamos decisões. Nessas ocasiões, muitas vezes somos influenciados por um mentor – um professor, um pai, um tio querido, um chefe, um amigo, uma pessoa que tocou nossa vida. A escolha da carreira que seguimos, por exemplo, muitas vezes é orientada por essa figura que nos inspira e nos aconselha. O mesmo acontece com o empreendedor, para quem a mentoria empresarial é fundamental.





Como empresária, tive acesso a vários tipos de mentoria, desde as informais até as especializadas. Entrei para a universidade mais tarde, quando já comandava o Instituto Beleza Natural, por isso tentava aproveitar cada aula, cada dica, e fazia de mentores meus professores que já tinham experiência com outras organizações. Pegava suas experiências práticas e tentava aplicar em questões do dia a dia da minha empresa, do atendimento, da produção da fábrica.

Quando a empresa já estava mais estruturada, o primeiro passo em busca de uma mentoria foi procurar o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que presta um excelente serviço de aconselhamento ao empreendedor. Os cursos de curta duração, como os de capacitação em atendimento, vendas e treinamento de equipe, foram muito importantes. A aproximação com os instrutores foi proveitosa, pois nos trouxe uma vivência real do negócio.

Consultores e instrutores nos ajudaram a formatar o negócio no início de nossas operações. Eles nos aconselharam sobre o modelo de crescimento, a utilização ou não do formato de franquias e outras questões.

Por meio do Sebrae, conseguimos entrar num concurso de cases de sucesso de pequenas empresas – essa foi a ponte para outro grande modelo de mentoria para o Beleza Natural.

Ganhamos o concurso e, na premiação, assistimos a uma palestra de Mario Chady, sócio-fundador do Spoleto, que foi um dos nossos grandes mentores. Ele falou bastante sobre sua experiência positiva com a Endeavor, ONG de apoio ao empreendedorismo, o que nos inspirou bastante e nos fez correr atrás dessa oportunidade.

A Endeavor foi a grande fonte que abriu – e abre até hoje! – muitas portas para o nosso negócio. É um modelo de mentoria profissionalizada e nos proporciona contato com empresários de sucesso, que nos aconselham em diversas questões da empresa. Porque, mesmo com 20 anos da história, os mentores ainda são muito importantes para nós!

Em nosso negócio, aplicamos várias dicas dadas por esses mentores. Com profissionais da Natura, por exemplo, tivemos verdadeiras aulas sobre pesquisa e desenvolvimento, que aplicamos em nossa fábrica. Com o Spoleto, aprendemos muito sobre como administrar a gestão e ter controles para crescer e multiplicar o negócio com sustentabilidade.

Para quem está começando, minha dica é enxergar oportunidades de ouvir outros empreendedores, mesmo que de outras áreas, e trocar experiências que possam trazer um olhar diferente para o negócio. Ainda que o a empresa seja diferente, os dilemas são parecidos: questões de crescimento, atendimento, profissionalização, negociações, treinamento, planejamento estratégico, qualidade de vida. Independentemente do tipo de negócio, os problemas dos empreendedores são os mesmos.

Muitas vezes, aquela pessoa já viveu e venceu uma dificuldade pela qual você está passando, por isso vai trazer um aconselhamento que pode ser o atalho para resolver uma questão importante. Essa ajuda pode estar mais perto do que parece! Você pode encontrar seu mentor onde menos espera. Pode ser alguém do seu círculo de amizades, um parente, alguém que tenha um negócio bem-sucedido e que possa, de alguma forma, passar um pouco de sua experiência.

Para ajuda profissional, recomendo instituições como o Sebrae, o Empreenda e o Empreendedorismo Rosa, para mulheres.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais