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Como criar uma campanha de divulgação no Facebook

Edição: 12/2013

Sua empresa já possui uma fanpage no Facebook? Ótimo, mas lembre-se que cada vez mais marcas estão atuando em redes sociais a fim de disputar a atenção do público. Isso exige uma dedicação cada vez maior na criação de campanhas, que além de buscar novos públicos, devem estimular os clientes já conectados à sua página. Essas táticas devem levar em consideração, principalmente, os objetivos da campanha. Destacamos abaixo alguns passos importantes no momento de disseminar sua campanha ação no Facebook.



1. Mapeie seu público
Além de identificar qual é o público que se interessa por sua marca, é imprescindível entender o que ele necessita e o que deseja consumir. Realize pesquisas de mercado indagando o seu consumidor. Essas informações permitirão segmentar suas campanhas por públicos, direcionando-a por gêneros, idades, região e interesses em comum. Outros hábitos como permanência em redes sociais também podem ser bastante proveitosos.

2. Identifique comportamentos
Através de mecanismos como o Google Trends e Ubersuggest é possível detectar quais palavras-chaves podem estar relacionadas aos interesses de seu público. Atentando para o que o seu consumidor busca na web, fica mais fácil entregar conteúdo relevante.

3. Produza conteúdo exclusivo
Quais são as vantagens de seu produto? Quais são os diferenciais de seu serviço? O que os clientes pensam sobre a sua marca? Com base nas pesquisas anteriores, busque desenvolver conteúdo exclusivo para seu público. Artigos, notícias, imagens motivacionais e infográficos podem ser bons recursos. Evite apenas reproduzir conteúdos de outros canais e ofereça novas informações.

4. Mantenha as portas abertas
A partir do momento que sua empresa se dispõe a desenvolver uma campanha de divulgação é preciso aceitar que as opiniões, tanto negativas, quanto construtivas, podem surgir. Para isso, disponibilize canais de contato para os usuários e não se esqueça de atendê-los com atenção e pessoalidade. É crucial que seu cliente se sinta atendido e que sua opinião seja levada em consideração.

5. Analise os resultados
Um bom indicativo pode ser encontrado em ferramentas como Facebook Insights. Entre meu público, quem está interagindo mais com a página? A que horas minha fanpage é mais acessada? Qual a taxa de rejeição da minha campanha? Quantos cliques houveram por post? Elencar estas informações pode ser decisivo para o desenvolvimento das próximas campanhas de divulgação e ações de relacionamento.

Lucas Diniz é analista de social media marketing da agência Cadastra

Fonte
Revista Exame

 

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