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Como saber que é a hora certa do seu negócio crescer?

Edição: 01/2014

Sem querer ser muito generalista, mas já sendo, existem dois grandes tipos de empreendedores: os que querem apenas garantir o sustento da sua família e os que querem mudar o mundo.

Na prática, não existe um tipo melhor que o outro, vai muito do perfil de cada um. Enquanto empreendedores visionários criam grandes inovações, os chamados “empreendedores de estilo de vida” são responsáveis diretos pelo desenvolvimento de suas regiões.



Porém, apesar do objetivo final ser bastante diferente, esses dois tipos possuem uma característica em comum: ambos precisam tomar muito cuidado para não darem um passo maior que a perna.

No caso de empreendedores visionários, normalmente o projeto é tão grande que atrai investidores, dispostos a dividir o risco do empreendimento. Por um lado, os investidores reduzem consideravelmente o risco pessoal do empreendedor, por outro a pressão por resultados e crescimento é muito maior.

Pelo lado dos empreendedores de estilo de vida, não há tanta cobrança por um crescimento tão acelerado. Em compensação, a cada nova expansão o empreendedor arrisca diretamente seu patrimônio e, consequentemente, o bem estar da sua família.

Ou seja, nos dois casos é fundamental fazer um excelente planejamento antes de fazer investimentos muito pesados na empresa. Em termos gerais, investir no crescimento da empresa significa aumentar o orçamento de marketing, contratar e treinar mais pessoas, aumentar o espaço físico da empresa e comprar novos equipamentos.

Todo esse investimento só é válido em uma situação: contribuir diretamente para o aumento da receita, seja através de um maior número de clientes ou da entrega de mais serviços para os mesmos clientes.

O grande ponto é que toda vez que falamos sobre aumento de receita, existe uma pergunta fundamental que precisa ser feita antes de investir em estrutura que suporte esse crescimento: existe demanda para isso?

É justamente aí que empreendedores erram, ao fazer investimentos prevendo uma grande demanda que depois fica provada que não era tão grande assim. Por isso, a questão mais importante para o empreendedor que está pensando em investir no crescimento é começar pequeno, testar aos poucos a demanda e só então, quando comprovada, aumentar a quantidade de capital investido.

Se você quer crescer, primeiro bote o pé no água para ver se ela está morna, só depois faça o seu mergulho.

Millor Machado é empreendedor, sócio-fundador da rede social Empreendemia e escreve o blog Saia do Lugar

Fonte
Revista Exame

 

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Comentários (11)

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Otimo, gostei muito da reportagem Em breve estarei dando o pontapé inicial ao meu proprio negorgio no ramo de material de construcao. Por enquanto sou empregado, mas trabalhando no ramo, o q é mas importante pra mim, assim observo mais e aprendo a lhe dar Com certas situações do dia a dia, da empresa.
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genial, muito verdadeiro, e claro
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Muito bom ter alguém que possa dar dicas assim como vocês. obrigado
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Sou muito grato a toda equipe SEBRAE! É muito bom saber que temos um forte aliado ao nosso lado, nas batalhas do dia-a-dia. Essa e muitas outras matérias, que já recebi do SEBRAE, foram de grande importância e muito proveitosas.
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Quero abrir uma loja como eu faço, Materiais de Construção.
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Trabalho a 7 anos com instalação elétrica e hidráulica em Navegantes-SC. Meu projeto é montar um pequeno espaço p/ estocar material p/ instalação mas não tenho capital de giro pois até agora inverti em melhoria com ferramentas. Pensei em fazer uma parceria com uma loja que já está me fornecendo material, onde irei usar como marketing o próprio nome da loja por meio de franquia cedendo o espaço que irei construir. Qual a sugestão dos consultores p/ esse negócio sendo que no bairro tem apenas uma loja de material de construção próxima a minha residência. O investimento inicial será na construção da loja e colocação de material por meio de consignação. Que tal esse projeto?
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ótima muito boa
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Olá Vilmar, bom dia!

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Temos o mesmo pençamento achei muito legal
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Tenho uma loja á 5 anos, e não consigo aumentar meu movimento, tenho medo de não conseguir pagar meus fornecedores .Que devo fazer,não tenho capital de giro,só o peito e a coragem.
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Olá Milton, bom dia!

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