Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cresce o interesse dos jovens pelas franquias

Edição: 01/2014

Porém, recentemente começamos a notar que os empreendedores estão cada vez mais jovens.
Nosso trabalho na Frachise Store, a maior loja de franquias do país, nos permite constatar que os jovens de até 30 anos, da chamada geração Y nascidos a partir dos anos 80, já representam um pouco menos da metade dos candidatos interessados em abrir uma franquia.

É uma mudança bastante interessante e mostra que o mercado de franquias oferece opções de empreendimento para diversos públicos.



O aumento do interesse dos jovens por empreender pode ser explicado pelo perfil dessa geração.
A geração Y demonstra ser mais impaciente em relação a resultados e busca estar no topo das decisões muito rápido, o que faz esses jovens fugirem do plano de carreira nos moldes tradicionais e empreender mais cedo.

O dinamismo do jovem à frente de um negócio pode ser o diferencial para o sucesso do empreendimento, mas é preciso prestar atenção. Por maior que seja a veia empreendedora do jovem investidor e sua formação seja na área de administração ou gestão, só isso não basta.

Devido à falta de prática e vivência no mundo dos negócios, é raro nessa idade que ele já tenha tido a chance de passar por acertos e erros, e ter superado dificuldades na sua vida corporativa.
Essa falta de experiência pode fazer com que ele desista do empreendimento ao se deparar com a primeira dificuldade.

Uma forma de minimizar esse risco, para você que é jovem empreendedor e pretende ter vida longa como empresário, é se associar a pessoas com mais vivência no mundo dos negócios.
Sócios de perfis complementares aumentam as chances de uma gestão mais eficaz e de sucesso.
Além disso, é importante buscar franquias que tenham modelos de negócio testados e aprovados, um histórico de sucesso e uma operação adequada ao seu perfil. Você precisa de mais apoio gerencial?

Tem dificuldades em liderar a equipe? Preciso de auxílio para administrar as finanças da empresa? Pondere tudo isso e procure uma empresa franqueadora que lhe dê exatamente o tipo de suporte de que você necessita.

Outro ponto importante é escolher uma área de atuação com a qual o jovem tenha afinidade.
Mesmo que o empreendedor esteja focado em obter bons resultados financeiros rapidamente, será importante para sua realização pessoal que ele trabalhe em uma área com a qual tenha afinidade e use toda energia que um jovem costuma ter para ser muito bem sucedido na sua empreitada.

Filomena Garcia: Sócia-diretora da Franchise Store é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias"


Fonte
UOL Economia

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Esta matéria contempla a realidade do mercado dos nossos jovens.
-
 Olá, boa tarde!

Obrigad por comentar. Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Conheça sobre as ideias de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais