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6 dicas para conquistar o cliente pela internet

Edição: 02/2014

A rede Pró-Corpo Estética mantém 80% da sua comunicação com os clientes por canais online – mídias sociais, chat e e-mail. A maioria – 99% – dos agendamentos de serviços é feita por essas plataformas, e o equipe de atendimento distribui os fregueses entre as 18 unidades da rede (seis próprias e 12 franqueadas).




Para isso, a franqueadora investe em uma equipe especializada na estratégia online e no relacionamento digital com os clientes. Os posts falam de promoções, divulgam tratamentos e dão dicas de beleza. O time acompanha o desempenho de todo o conteúdo, decide quando é necessário investir para impulsionar os posts e interage com os usuários. O diretor de marketing da Pró-Corpo Estética, Raphael Feliz, enumera as iniciativas da empresa para captar o cliente pela internet.

1. Afine a equipe
Vinte pessoas fazem a gestão da estratégia online, divididos entre produtores de conteúdo – textos, design, relacionamento com o cliente e parcerias – e administradores de verba para a promoção de posts e para Adwords. “É uma equipe multidisciplinar, que precisa entender do negócio”, afirma Feliz.

2. Acompanhe os posts
A empresa está presente no Facebook, no YouTube, no Pinterest, no Instagram e no Foursquare. As curtidas, os comentários e os compartilhamentos são registrados para que a equipe possa medir o sucesso das postagens nas redes sociais. “Quando o conteúdo é bem aceito, fazemos um investimento para promovê-lo no Facebook”, afirma Feliz.

3. Invista nas palavras
Para garantir bons resultados nas buscas, a Pró-Corpo Estética investe na compra de palavras-chave e em SEO. “As Adwords trazem resultados mais rapidamente”, diz o diretor. “Mas, na equipe, todos precisam entender de SEO, porque a forma como o profissional escreve, produz uma imagem ou se relaciona com a blogosfera é importante para o posicionamento do site nas buscas.”

4. Responda aos comentários
Quando um usuário envia dúvidas sobre os serviços prestados pela empresa, uma equipe técnica auxilia na solução. Segundo Feliz, nenhuma reclamação fica sem resposta, e o problema é analisado internamente para que a área responsável o resolva.

5. Acompanhe as vendas
O desempenho de cada promoção divulgada nas mídias sociais dá origem a uma estatística. Os números de cliques no link do post, de telefonemas e de atendimentos pelo chat indicam se a campanha vai ter boa performance. “Nos primeiros 10 ou 15 minutos, temos ideia se vai vingar ou não e fazemos os ajustes no conteúdo”, diz Feliz.

6. Estabeleça uma política para os franqueados

Na Pró-Corpo Estética, os franqueados não podem fazer perfis para as suas unidades nas mídias sociais. Toda essa comunicação é centralizada na franqueadora. “A marca é de todos, então é preciso zelar por ela. Fora que conseguimos manter o monitoramento 24h”, afirma Feliz.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

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Comentários (1)

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Matéria interessante, pois hoje todos buscam um diferencial para captar clientes.
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Olá, boa tarde!

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