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5 passos para ter uma comunicação não-verbal eficiente

Edição: 03/2014

Clareza e eficiência na comunicação são essenciais em discursos, reuniões de negócios ou até dentro de uma sala de aula. A transmissão verbal de informação é vital, mas é a forma como ela é apresentada que determina quanto o público se recordará da mensagem.



Dustin York, colaborador do site Entrepreneur, conduziu um experimento com quatro salas de aula universitárias, cada uma com 80 alunos, para verificar a eficiência da comunicação não-verbal. Cada turma recebeu um palestrante, dois deles utilizaram o recurso da comunicação não-verbal.
Os discursos eram idênticos, palavra por palavra, o que diferenciava cada um deles eram algumas táticas na hora da apresentação.

Cinco delas, em particular, foram destacadas por York:

1. Contato Visual.
O palestrante que se aproveitou da comunicação não-verbal estabelecia contato visual com cada aluno, no lugar de focar seu olhar para o PowerPoint e para determinados estudantes.

2. Oscilações no tom de voz. A monotonia não é desejada, nesse caso. A variação da fala, mesmo do ritmo, prende melhor a atenção do público.

3. Circulação. Movimentar-se pelo espaço na frente da sala foi mais uma das técnicas usadas por dois dos palestrantes. Enquanto isso, os outros dois instrutores limitaram-se a permanecer por trás de uma mesa.

4. Expressões faciais. Assim como a variação do tom de voz é uma técnica da comunicação não-verbal, diferentes expressões faciais também aprimoram discursos.

5. Gestos com as mãos. A dica é deixar as palmas das mãos à mostra, e não guardá-las nos bolsos ou apoiá-las em alguma superfície.

Em seguida, as turmas fizeram uma prova relacionada ao conteúdo da apresentação. York teve a conclusão que esperava da pesquisa. As duas salas que receberam os palestrantes que utilizaram os recursos listados tiveram notas 30% superiores.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

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Comentários (3)

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Estas dicas podem fazer a diferença entre ser ou não sucesso numa demonstração de um produto ou serviço... Foi ótimo !
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Olá Francisco, boa tarde!

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Gostei das dicas que são simples e importantes. Quando assisto palestras e percebo algumas dessas táticas, com certeza sinto que prendeu mais a minha atenção.
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 Olá Alzira. Obrigada por comentar! Sucesso!
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Ficar por de traz da mesa e, ou o representante vendedor que fica em seu escritório, não vê seu lucro sair pelos vãos dos dedos!!!! a concorrência agradece.
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 Excelente comentário João! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog

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