Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como lançar um novo produto no mercado

Edição: 05/2014

É natural que o pequeno empresário se senta inseguro por conta do lançamento de um produto, porém a insegurança pelo desconhecimento da reação do consumidor em aceitar um produto, não pode acontecer.





A necessidade de planejamento, para a produção e lançamento de qualquer produto, impõe que essas etapas sejam precedidas pela definição do conceito do produto e pelo teste do produto junto a um grupo de consumidores.

Entender, mesmo em uma definição prévia, os benefícios que um produto trará à vida do consumidor é a essência para o desenho desse produto. Porém, essa informação deverá ser coletada por uma pesquisa exploratória prévia, junto ao consumidor que provavelmente irá comprar e consumir o produto, para que ele aponte aspectos relevantes que contribuirão para a sua aceitação.

Muitos fracassos ocorrem quando o empreendedor, envolvido e encantado com a concepção do próprio produto, se antecipa em lançá-lo embasado apenas na própria opinião e da sua equipe, sem consultar o consumidor. E, na etapa exploratória é o momento de identificar também o perfil do consumidor que irá comprar e usar o produto.

Acertado o conceito do produto, a etapa seguinte é a de teste, em que o empresário, sem maiores investimentos, irá produzir um pequeno lote para que o consumidor experimente.

Após os resultados dessas pesquisas, o empresário deverá analisar o que essas informações representam para a revisão do conceito do produto, para que possa produzi-lo de maneira que o consumidor tenha uma ótima aceitação.

Dessa maneira, para o lançamento não será necessário contratar uma vidente para adivinhar se o produto será bem recebido ou não, pelo consumidor.

Paula Calil é professora de Planejamento Estratégico de Marketing e coordenadora da Incubadora de Negócios da ESPM/SP

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
Oi tenho.uma.impureza.de.casas.pré fabricadas.que.eu.não.consigo.e.voloir.por.ISO.queria.uma.conselho.VC.ai.d.vocês.agradeço.a vocês.ate.
-
Olá Alfredo, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Temos uma metalurgica, a qual presta serviços tercerizados a outra empresa. Estamos pensando em ter um serviço diferenciado pra fazer aqui em nossa cidade, que é pequena.Que são fazer containers em casas,salão de beleza, enfim oque puder ser feito tb para obras da construção civil. precisamos saber a viabilidade e tb onde podemos fazer um curso nesse sentido para dar tdo certo .E quais as possibilidades de dar certo esse ramo. ok obrigada.
-
 Olá, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Interessante, ajudo bastante, mas tenho uma duvida, quanto tempo antes devo deixar a expectativa no público algo em relação ao produto?
-
 Olá Douglas, boa tarde!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Conheça e aproveite os arquivos gratuitos disponiveis no portal do SEBRAE/PR, acesse: bit.ly/1gCLsgf

Se preferir ter um atendimento gratuito e personalisado, agende uma visita com um dos nossos consultores ligue para 0800 570 0800

Obrigada e boa sorte!
-
Muito boa sua dica
-
 Olá Junior, boa tarde!

Obrigada por comentar.

Boletins especiais