Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


ATENÇÃO: Pior que NÃO VENDER, é vender e NÃO RECEBER!

Edição: 05/2014

Daí geram-se os grandes problemas para quem vende… afinal, este também tem os seus compromissos e precisa cumpri-los.

Focando no nosso tema: “pior que não vender, é vender e não receber!”, retratamos a mais comum das situações do mercado, as empresas para vender mais têm a necessidade de conceder créditos dos quais muitos não são honrados, daí, como um efeito dominó, se a empresa não recebe também não tem capacidade para pagar as suas contas.





E quem está errado nessa situação?

Bem, são tantas variáveis… veja algumas justificativas do consumidor:

Fui inesperadamente demitido;

Tive problema de saúde na família;

Bati o carro;

Meu cachorro morreu…

MAS eu vejo uma outra e clara justificativa: “a cada dia, o consumismo é estimulado através de novos modismos, novas tecnologias, novas e crescentes necessidades… SIM, o erro é nosso mesmo (digo isso porque também sou comerciante e me incluo nessa situação), estimulamos a venda e depois temos problemas para receber!

Agora, uma dica para fazer um cálculo bem rápido e objetivo sobre como impacta a inadimplência:

Calcule os valores que a sua empresa tem a receber, vencidos nos últimos 12 meses;

Divida esse montante pelo valor médio do faturamento médio mensal;

Multiplique esse resultado por 100;

Você encontrará o índice percentual da inadimplência na sua empresa.

Para analisar o “tamanho” do seu prejuízo, compare esse índice com o percentual do seu lucro operacional… simulando um índice de inadimplência de 12% e uma margem de lucro operacional de 10%, significa que o seu lucro e mais um pouquinho está sendo corroído pelos inadimplentes.

Esse é um efeito dominó… quando o último da cadeia, que é o consumidor final, deixa de pagar, o revendedor deixa de pagar seu distribuidor, que deixa de pagar ao fabricante, que deixa de pagar ao fornecedor da matéria-prima…

Você sabia que esta é a situação mais recorrente nos dias atuais?

Pense nisso e trate de ser mais rigoroso na hora de conceder crédito e NÃO DEIXE QUE O SEU ÍNDICE DE INADIMPLÊNCIA CRESÇA!

E lembre-se: “PIOR DO QUE NÃO VENDER, É VENDER E NÃO RECEBER!”

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
como faco para pegar a maquina de cartao de credito com juros menores . sou microempreendedora
-
 Olá Dayana, boa tarde!

Obrigada por comentar. Envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do
-
vu seguir á risca
-
Olá Leonides, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxiliar com ideias para o seu negócio, para isso, agende um horário com um dos nossos consultores ligando pra 0800 570 0800. Tenha um atendimento gratuito e personalizado.

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Conheça os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket, são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!
-
Trabalho em uma empresa de mat. de construção, temos trabalhado e insistido bastante com cartoes de credito e financeira, mas tem aqueles liberados pela loja que mesmo com consultas, ocorre a inadimplenca. Sera que tem algum risco de vendas com cartões de credito?
-
Olá Luciane, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
concordo plenamente!pois já confiei em verder para amigos,e acabei perdendo essa amizade por cobrar quando não me pagavao!pessoas confundem amizade com negocio!!!
-
Olá Lilian, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
bom comentário,passei muito por isso,fali uma empresa, e estou indo para aoutra por vender fiado
-
 Olá Wilson, boa tarde!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Conheça e aproveite os arquivos gratuitos disponiveis no portal do SEBRAE/PR, acesse: bit.ly/1gCLsgf

Se preferir agende uma visita com um dos nossos consultores ligue para
0800 570 0800

Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais