Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como garantir a saúde financeira de seu negócio

Edição: 05/2014

No começo de 2013, o professor e consultor, Irani Cavagnoli, e o educador financeiro, Reinaldo Domingos, se uniram para escrever um livro sobre finanças para empreendedores - o Papo empreendedor. A publicação foi lançada em março deste ano e narra um bate-papo descontraído entre seis personagens fictícios do universo do empreendedorismo. Na segunda parte do livro, eles se reencontram para refletirem quais estratégias funcionaram para a vida profissional de cada um.



“Escrevemos o Papo empreendedor baseado no que deu certo para nós,” afirmou Domingo. Com seu livro de referência, o autor também listou cinco cuidados que empreendedores devem ter para garantirem a saúde financeira de seus negócios.

1. O empreendedor tem que ter capital de giro para comprar matéria prima e se sustentar até seu negócio completar um ano. Depois dessa fase, o dinheiro servirá para lidar com crises, inadimplência e para investir em campanhas publicitárias.

2. O dono de um negócio precisa ter um fluxo de caixa, ou seja, ele tem que saber tudo que ele vai receber daqui uma semana, um mês, três meses. O fluxo de caixa é um regulador da saúde financeira do negócio e garante a tranquilidade necessária para não recorrer ao banco. O empreendedor pode comprar à vista, com desconto, quando ele tem dinheiro no caixa, além de estar pronto para eventuais emergências.

3. Como estará o mercado do seu segmento em cinco anos? Muitas profissões e negócios tendem a desaparecer, e o empresário precisa se manter atualizado para acompanhar as transformações. O micro e pequeno empresário é funcionário de sua própria empresa e precisa investir em cursos para se capacitar em diversos setores.

4. O conselho é curto, porém importante. Uma boa contabilidade é um detalhe financeiro fundamental. Problemas fiscais podem derrubar tanto pessoas como negócios.

5. Todos os funcionários da empresa precisam fazer parte da mesma missão. Desde quem presta serviços de limpeza até a alta administração. O empreendedor deve valorizar seu corpo de colaboradores e assegurar que todos saibam sua importância no ambiente de trabalho.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
e necessario ter outro emprego para se sustentar! enquanto o negocio nao da lucros??
-
Olá Eurico, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Excelente materia e dicas de grande relevãncia.
-
 Olá. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
simples e completo,adorei!
-
 Olá. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
bom comentario aprendendo mais se admistra melhor
-
 Olá. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Olhando o site me ajudou bastante para ter uma base e começar colocar em prática .
-
Olá. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Concordo plenamente com o que foi descrito acima, já fui sócio numa empresa e não deu certo porque os outros sócios não possuíam condições de integralizar valores para esse fim, só que, como fazer neste país onde tudo gira em torno do mínimo, querer montar uma empresa quando não mal possui dinheiro para abrir o negócio, estou indo para aposentadoria, e penso seriamente em abrir uma empresa pequena, mas é nesse ponto que esbarra meu problema"capital de giro", ainda não tenho como fazer valer meu objetivo, e quero adicionar; empresas ligadas a mesma atividade ou similar, quando maior, procuraram fazer o dumping, para exatamente estrangular quem está entrando na atividade, ou eu estou falando bobagem!?..
-
 Olá Noedi, boa tarde!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Conheça e aproveite os arquivos gratuitos disponiveis no portal do SEBRAE/PR, acesse: bit.ly/1gCLsgf

Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais