Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Portal único deverá simplificar o comércio exterior no Brasil!

Edição: 05/2014

Quando procuramos Ministérios, percebemos que os dados estão espalhados em 3 Ministérios, o de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o de Relações Exteriores e o da Fazenda. Sem contar as informações provenientes da Receita Federal, Banco Central, Inmetro e outros Órgãos anuentes.



Chegar a um consenso nunca foi uma tarefa fácil, mas hoje, o governo federal lançou um portal único de comércio exterior, que objetiva unificar todos os sistemas dos órgãos envolvidos nos processos de exportação e importação no país. O objetivo da medida é simplificar as transações comerciais de compras e vendas do Brasil com o exterior. A ideia é que o portal único esteja “plenamente funcional” até 2017.

Os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior informaram que a meta final do programa é reduzir o prazo de exportação de 13 para oito dias e o prazo de importação de 18 para dez dias. Com as medidas, estima-se que a economia anual das empresas que trabalham no comércio exterior poderá superar R$ 50 bilhões.

O novo sistema deverá integrar todos estes órgãos, reduzir a burocracia que o exportador tinha de enfrentar respondendo a estes órgãos individualmente. Isso não vai mais acontecer. Vai ser apenas um expediente eletrônico, que já será enviado para todos os órgãos do governo.

Em 2014, segundo o governo, será criado o “drawback integrado isenção web”, versão online do sistema de incentivo às exportações que eliminará o uso do papel nos processos. Também será permitido o envio de documentos digitalizados aos órgãos do governo que cuidam do comércio exterior.

Essa desburocratização dos processos de importação e exportação são com certeza muito bem vindos, vamos esperar para ver se na prática vão efetivamente funcionar!

Por Denise Wellner

Fonte
SEBRAE/PR
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais