Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Por que empresa de serviço também deve investir em uma marca

Edição: 06/2014

Um mito que ouço com certa frequência e gostaria de desbancar por uma vez por todas é de que investir em marca é apenas coisa de empresas de produtos.

Lógico que empresas como Coca-Cola, Apple e Nike precisam de uma marca forte para se diferenciarem. Afinal, seus concorrentes conseguem criar produtos razoavelmente parecidos, então além da qualidade, investir na marca é essencial para garantir uma posição de liderança.

Porém, pessoas que não valorizam a marca esquecem que ela vai muito além de um logotipo bonitinho e propagandas bacanas na TV.



Na prática, uma marca representa o sentimento que as pessoas têm quando pensam na sua empresa. Isso vai desde a identidade visual até a experiência que tiveram quando contrataram seu serviço.

Por mais que sua empresa tenha uma identidade visual impecável e a melhor equipe do mundo cuidando das áreas de publicidade e marketing, se esse cliente recebeu um serviço fora do prazo sem justificativa, aposto que ele nunca achará que sua marca é realmente valiosa.

Digamos, por exemplo, que você trabalha com serviços de engenharia. Lógico que você não deve ter um logotipo colorido e chamativo, seriedade é um item importante nesse caso. Porém, é fundamental definir como você quer que sua empresa seja conhecida.

Você quer ser conhecido como alguém que presta serviços baratos e com muita rapidez? Ou sua empresa é aquela que cobra mais caro, mas que resolve problemas que nenhuma outra consegue? Definir esse tipo de estratégia é um dos primeiros pilares da sua marca.

Depois do posicionamento, você precisa garantir que todo o processo que o cliente passa na compra reflete essa imagem, inclusive depois da compra. Muitas pessoas fazem a venda e esquecem do cliente, mas um pós-venda bem feito, com acompanhamentos de satisfação podem ajudar muito a conseguir indicações, uma das principais fontes de clientes de prestadores de serviços.

Ou seja, muito mais do que a marca como a parte visual tangível (logotipo, layout do site corporativo, cartão de visitas, panfletos, modelo de apresentação, entre outros), imagine como você quer que as pessoas se sintam quando pensarem no seu serviço. Aí que está o verdadeiro poder da marca.

Millor Machado é empreendedor, sócio-fundador da rede social Empreendemia e escreve no blog Saia do Lugar

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
e o fortalecimento da marca com bons pos venda e mais importante do que simplesmente conseguir clientes pela marca mas com atendimento similar a todos os outros gostei das dicas grato
-
 Olá Cleudimar, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!

Boletins especiais