Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como planejar sua confraternização de fim de ano

Edição: 12/2010

A festa de confraternização de sua empresa pode ser um momento de descontração em que todos os funcionários têm a oportunidade de se conhecer melhor e trocar contatos. Ou pode ser o desastre do ano.

Dezembro está aí e os empreendedores começam a se perguntar: como evitar que a festa de confraternização seja um fiasco? Como planejar uma boa comemoração sem gastar muito e sem passar vergonha? - afinal o trabalho continua depois que as luzes se apagam.

Para uma festa começar, é preciso achar um lugar. Pense em um ambiente não corporativo, pois se fizer a confraternização no escritório, todas as regras do dia a dia estarão estampadas ali, dificultando a descontração e dando um clima de obrigação. “Nos espaços alternativos fica evidente que a empresa está investindo na alegria e bem-estar de seus funcionários”, afirma a empresária Silvia Fairbnaks, dona da Fairbanks Way Logística e Gastronomia para Eventos.

Lembre-se de considerar o número de funcionários e a possibilidade de levar acompanhantes na hora de escolher o local da festa, para não gastar com um espaço muito grande ou espremer todos em uma pequena lata de sardinha comemorativa.

Quanto aos comes e bebes, tome cuidado com os dois. Mesmo sendo uma festa de confraternização, com todo o seu clima de diversão, uma postura mais discreta ainda é necessária. Por isso pense com cuidado nas bebidas que irá servir, se serão alcoólicas e em que quantidade serão oferecidas. Você não vai querer funcionários valiosos pagando micos e tendo que encarar seus colegas no dia seguinte.

Já em relação à comida, não invista em um cardápio muito sofisticado. “Ingredientes simples com toque de requinte nunca saem de moda”, afirma Silvia. “Receitas leves e finger food (comida para comer com as mãos) são ideais para esse tipo de comemoração.”

Por último, não esqueça de aproveitar a festa e usá-la em seu benefício. “As confraternizações são um bom momento para conhecer pessoas diferentes, por isso não se feche em grupinhos. Converse com todos”, diz Silvia.


Planejar com antecedência é preciso
Tudo bem, a festa é no fim do ano, mas isso não significa que o planejamento só deve começar no melhor estilo brasileiro: em cima da hora. “Não é só porque é uma confraternização de fim de ano que a organização tem que ser no fim do ano”, afirma Renata D’Azambuja, sócia da NDR eventos, empresa especializada em encontros corporativos e eventos sociais. “Se a empresa começa a planejar no primeiro semestre, as chances de fazer um bom evento são maiores.”

Planejar antecipadamente facilita na hora de escolher os fornecedores do evento e possibilita a negociação de preços. “A maioria dos fornecedores tem que receber antes do evento. Com antecedência você pode programar os pagamentos e pensar nos fornecedores corretos”, diz Renata.

A empresária também reafirma a necessidade de um espaço mais despojado para esse tipo de confraternização. Lounges com pufes e espaço para circulação são a melhor opção para incentivar a socialização entre os funcionários/ convidados. E tente se segurar na hora da decoração. “Não é um casamento em que você usa e abusa, coloca arranjos altos e coisas do tipo. A empresa deve optar por algo clean”, afirma Renata.

Depois de tudo pronto é só relaxar e aproveitar a comemoração com a gravata mais solta e a cabeça bem longe dos deveres corporativos. “A intenção da confraternização é desestressar. Se a empresa tiver condições de pagar para que alguém organize a festa, já elimina mais uma preocupação.”

Dicas para planejar sua confraternização de fim de ano:




Fonte:
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI102700-17180,00-COMO+PLANEJAR+SUA+CONFRATERNIZACAO+DE+FIM+DE+ANO.html

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
Tenho um centro de saude, estetica e beleza e estou precisando de consultoria..
-
Olá Fernanda, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Sempre procuro dicas do SEBRAE, são importantes para alcançarmos os objetivos e sucesso da empresa. Obrigada Lígia - Deptº de Vendas Nowa Eventos
-
 Olá, bom dia!. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Olá, eu gostaria de saber se no sebrae existe algun curso especifico na area de eventos corporativos, eu trabalho com eventos e gostaria de me aperfeiçoar mais, tem dificuldade na parte de criar planilha de orçamentos. poderiam me ajudar, ou indicar alguém que possa me ajudar nessa parte. desde já, meu muito obrigado- Edson Cabral/SP
-
Olá Edson, bom dia!

Obrigada por comentar. Conheça os arquivos gratuitos do Sebrae/PR bit.ly/1osyogL
Se preferir agende um horário com um dos consultores do Sebrae/PR atraves da nossa central de relacionamento 0800 570 0800.

Obrigada.



-
muito bom acho que deveria ter mais esclarecimentos
-
Olá Ismenia, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Converse diretamente com um de nossos consultores é rápido e gratuito, acesse: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do

Você sabe qual é o seu perfil de empreendedora? Faça o teste agora mesmo. www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigado e um ótimo final de semana.

Boletins especiais