Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Educação financeira é a base do sucesso

Edição: 07/2014

Ser dono de um pequeno negócio requer dominar diferentes competências para controlar, analisar, planejar e simular um conjunto de dados e informações para uma tomada eficiente de decisões. Para a sobrevivência do seu negócio, o empresário precisa utilizar ferramentas adequadas que possibilitem a organização e o controle financeiro para a melhor gestão do capital da empresa, bem como analisar custos, despesas e investimentos. Nesse sentido, para ter sucesso e enfrentar um mercado cada vez mais competitivo, é preciso se educar financeiramente.



A importância da educação financeira para os pequenos negócios foi debatida durante o Encontro Sebrae Banco Central sobre Educação Financeira. Na ocasião, Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae, e Luiz Edson Feltrin, diretor de Relacionamento Institucional e Cidadania do Banco Central, dividiram o palco com quatro empresárias, donas de três pequenos negócios, que falaram da importância da gestão para o aprimoramento dos seus empreendimentos.

Para Carlos Alberto tudo na empresa inicia e termina na gestão e no planejamento financeiro. “Quando você tem muita instabilidade, o planejamento se restringe ao curto prazo. Na medida em que você tem um horizonte maior, é possível planejar o futuro”, disse. Para ele, o conhecimento é uma ferramenta transformadora. “Quem tem conhecimento, vai mais longe. Por isso, é importante buscar capacitação, adequada à sua necessidade, nesse campo de educação financeira”, ressalta.

Dona de um negócio familiar, a empresária Aurineide Maria Silva mantém um carrinho de pipoca na porta do Jardim Zoológico de Brasília. A partir da orientação do Sebrae, Aurineide se tornou uma Microempreendedora Individual (MEI) e buscou a profissionalização do seu negócio, participando de diversas capacitações. Mas foi com o conhecimento adquirido no campo da gestão financeira, que a empresária passou a controlar e organizar as finanças do seu negócio e a planejar investimentos. “Aprendi a anotar tudo. Isso essencial para constatar se o seu negócio está equilibrado ou não”, explica.

Atualmente, a MEI se prepara para receber os turistas na Copa do Mundo FIFA e as crianças no período de férias, com uniforme e produtos personalizados.

Pela vontade de simplesmente ser feliz, Vânia e sua irmã Marina Praia montaram um salão de beleza diferenciado em Brasília, em que seus clientes encontram um ambiente descontraído e confortável. Após três anos de negócio e algumas dúvidas sobre como levar adiante seu projeto, Vânia fez o curso de gestão financeira oferecido pelo Sebrae. E chegou à conclusão de que, se quiser ter êxito, precisa ter uma boa gestão financeira. “Você precisa separar as finanças pessoais das do seu negócio – essa é a primeira dica. Além disso, se você pensa em investir, o principal a se fazer é estar com a parte financeira em dia, para poder pensar em melhorias e expansão”, avalia Vânia.

Novata no mercado de franquias, Marina Cavalcanti decidiu investir nessa área e abriu uma loja de presentes da rede Imaginarium no Taguatinga Shopping. Em paralelo, ela buscou apoio do Sebrae para entender melhor os conceitos, as ferramentas e os processos de uma gestão financeira adequada. “Com o controle financeiro, pude acompanhar os gastos da minha empresa, saber se estava dando lucro ou não, até que ponto eu podia ir”, disse. Mais bem preparada e com mais experiência, Marina, recentemente, abriu mais duas outras lojas. Essa nova etapa teria sido impossível de ser viabilizada sem ter o total controle da gestão financeira do negócio.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (9)

-
Preciso de um planejamento,financeiro e administrativo. Tenho MEI, sou cabeleireira,ja abri um salão,mas agora trabalho por conta,como investir na minha carreira.
-
Olá Zilda, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBdv e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
foi ótimo os comentários, temos uma empresa no ramo de direção hidráulica a 23 anos, já tivemos altos e baixos, mais este ano esta tudo muito confuso., estamos passando por dificuldade de contratar mão de obra, e no entra e sai de alguns passaram por aqui, tivemos alguns gastos., resolvemos então parar e pensar qual a melhor forma, ficamos com um funcionário mais velho, o proprietário foi colocar a mão na massa, nosso filho começou a trabalhar conosco, e eu continuei na parte financeira, porém voltei ao meu antigo dilema, que é como e Vânia não misturar o pessoal com do negocio, porque estava tudo misturado, agora vai ser tudo anotado cada centavo quero saber pra onde vai e quando poderemos voltar a investir em ferramental, e talvez em profissionais., um abraço a todos pelos comentários e assim que estiver menos sobrecarregada,vou fazer o curso no sebrae.
-
 Olá Gerson, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
estou adorando as dicas e quero fazer esse curso também.
-
Olá, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-la e orientá-la. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
comecei a fazer sabão pra vender tenho um sorcio mais não estou conseguindo fazer a separação do dinheiro o que eu posso fazer Sebrae? mim ajude.
-
 Olá Simone. Pedimos por gentileza que acesse o Sebrae Responde: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do nossos consultores irão orientá-lo da melhor maneira possível! Sucesso!
-
No segundo semestre de 2013 fiz inscrição para um curso no Sebrae, "Gestão financeira na medida". O título era mais ou menos esse. Só que o Sebrae cancelou o curso porque não teve quórum. Quando vamos ter esse curto novamente em Cascavel, no Paraná? Aguardo uma respostas.
-
Olá Hamilton, boa tarde!

Obrigada por comentar. Acesse a loja no sebraepr e participe dos cursos e palestras em sua cidade app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do
 
-
Concordo com o comentário do Edson. Pois quem se arrisca a pôr qualquer quantia numa empresa que esta iniciando, sem uma carteira de clientes, sem um produto (invenção)? Faço minha planilha de custos, separou as despesas pessoais. Mas não descobri uma linha de crédito que possa me ajudar neste início do meu trabalho. Além de mim, familia e amigos quem se arrisca?
-
Olá Machadi, boa tarde!

Obrigada por comentar. O Sebraepr lhe convida para assisitir aos nossos Seminários de Crédito, são gratuitos. Confira a programação e participe! Ligue 0800 570 0800 se inscreva.
-
Sou representante da marca TRUSS COSMETICS á 5 anos, e o planejamento é muito importante para pequenas, que estão entrando no mercado.
-
 Olá Sebastião, boa tarde!

Obrigada por comentar. Você sabe qual é o seu perfil empreendedor? Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br
-
Sou representante da marca TRUSS COSMETICS á 5 anos, e o planejamento é muito importante para pequenas, que estão entrando no mercado.
-
Olá Sebastião, boa tarde!

Obrigada por comentar. Assista aos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Conheça e aproveite os arquivos gratuitos disponiveis no portal do SEBRAE/PR, acesse: bit.ly/1gCLsgf

Obrigada e boa sorte!
-
Na minha opinião quando se precisa de um investimento pequeno para empreendedores é fácil, Mas quando se precisa de um investimento de $ 30.000.00. Pergunto! Que banco vai emprestar ou financiar para um empreendedor individual se no início não tem como comprovar o faturamento ou se este faturamento é pequeno para financiamento. Esta é a realidade!!!!
-
Olá Edson, boa tarde!

Obrigada por comentar. O Sebraepr lhe convida para assisitir aos nossos Seminários de Crédito, são gratuitos. Confira a programação e participe 

Boletins especiais