Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 passos para o cliente lembrar de sua marca

Edição: 07/2014

Vamos dar um exemplo:

Qual a marca que vem a sua cabeça quando falo em refrigerante? Provavelmente lembrou-se de Coca-Cola. Se eu falo sabão em pó? Omo, se eu falo maionese? Helmanns.



É claro que não quero ser um guru e adivinhar a marca que você respondeu e é bem provável que em alguns casos errei afinal o que seria da concorrência se as pessoas somente lembrassem estas marcas. Você deve estar achando que posicionar uma marca é coisa para empresas de grande porte. Vou dar outro exemplo: se eu falo em Panificadora ou banca de revista? Neste caso dificilmente vou acertar sua resposta, pois você deve ter respondido alguma panificadora ou banca de revista próxima de sua casa ou trabalho. O importante é que mesmo que estas empresas não sejam grandes conquistaram uma posição na mente do consumidor quando uma categoria é apresentada. E você também deve buscar isso. Vou relatar os 5 passos para alcançar este objetivo de posicionar sua marca na mente do consumidor.

1) Identifique quem é o seu cliente
Identificar quem é o seu cliente é fundamental. Conheça em detalhe seu perfil, suas necessidades e interesses. Descubra por que ele compra seu produto e não o produto do concorrente. Quanto mais se relacionar com ele mais informações conseguirá.

2) Identifique o seu diferencial
Identifique o diferencial de sua empresa, algo que só você tem e dificilmente pode ser copiado. Este diferencial deve ser focado para o cliente, ou seja, o benefício que este diferencial trás deve atender a uma necessidade específica do cliente.

3) Identifique um espaço livre

Identifique uma categoria em que você possa se posicionar como líder ou que seja o melhor. Você tem que ser o primeiro a ocupar este espaço na mente do consumidor. O exemplo clássico é de um refrigerante que não era do sabor Cola e que se posicionou como o líder dos refrigerantes que não eram do sabor Cola. Este refrigerante criou uma nova categoria na mente dos clientes, a categoria dos refrigerantes não Cola.

4) Crie uma mensagem
Com este diferencial e esta categoria crie uma mensagem que demonstre o quanto você pode beneficiar seu cliente com este diferencial. Quanto mais criativa e clara a proposta mais fácil para memorizar a mensagem e consequentemente se posicionar.

5) Comunique esta mensagem
O principal ponto é atingir seu cliente na hora certa e com a mensagem certa. A comunicação de massa ajuda, mas a comunicação dirigida facilita muito este posicionamento. O boca a boca e as histórias contadas sobre um produto facilitam muito esta comunicação. No mundo digital esta comunicação dirigida não é feita boca a boca, mas pode ser rapidamente propagada nas redes sociais.

Com estes 5 passos sua marca será lembrada com maior facilidade.

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
PARABÉNS POR ESTA MATÉRIA! SOU ACADÊMICO DO ÚLTIMO ANO DE MARKETING E ESTOU DESENVOLVENDO UM TRABALHO SOBRE MARCAS E ESTA MATÉRIA ME AJUDOU MUITO.
-
 Olá. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
As dicas são muito boas, somadas a qualidade do produto ou serviço.
-
 Olá Marcelo, bom dia!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Achei uma ótima idéia e já vou começar a usar!!!bgd
-
 Olá Vera, bom dia!!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br
-
Muito bacana com essas dicas com certeza as vendas ficarão mais simples e a marca da empresa ficará na mente do cliente. Como foi dito acima quando pensar no produto que a nossa empresa oferece logo associará a imagem da empresa que chamou sua atenção.
-
Olá Fernanda, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

 

Boletins especiais