Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Somos discípulos da Burocracia ou da Inovação?

Edição: 07/2014

Esta semana eu conversei com empresários sobre a dificuldade da inovação não só nas pequenas empresas, mas também em grandes empresas. Nesta conversa, falamos sobre a falta de recursos financeiros, falamos sobre a necessidade de a empresa possuir e desenvolver competências que a torne inovadora. A conversa terminou, mas a minha reflexão não. Uma das coisas que refleti foi na relação burocracia versus inovação, não a burocracia que envolve somente papéis, mas aquela que envolve o modelo gestão da empresa como um todo. Dentro deste contexto sugiro um conjunto de perguntas para que você empresário, estudante, leitor responda e conclua se você é discípulo da burocracia ou da Inovação.





Se você respondeu Sim a cinco das seis perguntas, sinto informar-lhe que você está muito mais para discípulo da burocracia do que da Inovação. Você ainda está com os paradigmas do século 20, onde Taylor, Fayol, e até parte dos conceitos de Michael Porter ainda tem a sua relevância, mas não são mais suficientes.

A internet colocou uma nova realidade e empresas que foram “Feitas para Durar”, estão desmoronando a partir desta tecnologia, empresas Start ups estão abalando tais estruturas e remodelando as organizações.

Para mudar a sua empresa haverá necessidade de muita coragem, perseverança e criatividade.

Obs. Recomendo os livros:

Empresas Feitas para Durar – de James Collins
The Future of Management – Gary Hammell and Bill Breen


Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais