Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Inovando as estratégias de vendas para o Natal

Edição: 12/2010



É sabido que a chegada do período de Natal representa a possibilidade de aumento das vendas para o varejo. O 13º salário, somado aos ganhos mensais, significa um aumento da renda e, como consequência, do poder de compra dos consumidores. Nessa época, é comum os lojistas estabelecerem uma estratégia de vendas para potencializar seus negócios e aumentar as compras do consumidor.

Torna-se relevante afirmar que, por vezes, essa estratégia é definida de dentro para fora da empresa, quando o contrário define o sucesso das vendas. Prova esta que não são raras as vezes em que se observa uma rejeição do consumidor aos apelos de vendas de algumas empresas, porque o que estão oferecendo ou mesmo a forma como o estão fazendo não atende aos seus anseios.

Isso comprova o fato de várias empresas afirmarem ter em seu “cadastro” milhares de clientes, mas realmente são poucas as que monitoram essa carteira. Por exemplo, quem pratica verdadeiramente o pós-venda? Não fazer isso leva a uma falta de foco, pois não se conhece em profundidade a demanda dos seus compradores. Uma estratégia de vendas de querer vender tudo para todo mundo é uma manobra que despende muita energia e uma alocação de recursos equivocada. Dentro desse entendimento, pode-se afirmar que é possível aumentar o faturamento das empresas com a mesma carteira de clientes. É necessário focar com clareza as estratégias e as ações de vendas de fora para dentro.

Nesse período pré-natalino, sugere-se ao varejo que ao definir sua estratégia de vendas comece pelo gerenciamento adequado das informações, as quais constituem a demanda da sua carteira de clientes. Isso irá proporcionar um atalho importante, pois todas as ações serão alinhadas segundo essa orientação. Ou seja, a empresa necessita estabelecer seu foco de mercado. Não dá para vender tudo para todo mundo - certamente alguém já falou isso!

Uma vez definido o foco de mercado que se quer atingir, é hora de fazer a “leitura” dessa demanda - a empresa irá vender produtos com foco em preços ou valor agregado? Não dá para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Lembre-se que quem paga mais exige maior valor agregado.

Um ponto fundamental para o êxito nas vendas é o atendimento. O cliente não se importa de pagar mais por aquilo que está adquirindo quando percebe que está recebendo um excelente atendimento. Em geral, o atendimento não é percebido como um diferencial, porque ele é “morno” e sem entusiasmo do profissional de vendas. É necessário ter uma equipe de profissionais orientados e motivados.

Uma boa estratégia de vendas com clara definição de foco e uma equipe de profissionais de venda motivada e preparada para dar o melhor de si certamente é a melhor receita que o varejo deverá adotar para ter sucesso nas suas vendas, especialmente nesta época.


Fonte:
http://www.airtondoria.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57:inovando-as-estrategias-de-vendas-para-o-natal&catid=34:artigos&Itemid=60

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais