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8 dicas para escolher o negócio certo e conseguir investidores

Edição: 08/2014

O empreendedorismo é contagioso. Do nada, esse "vírus" faz as pessoas enveredarem por um caminho prazeroso, mas cheio de percalços. O primeiro desses obstáculos diz respeito à escolha certa do negócio: onde atuar? É melhor encontrar um nicho de mercado ou trabalhar com uma paixão? Em um estágio posterior do desenvolvimento da empresa, um aporte financeiro pode ser necessário para bancar uma expansão e os investidores-anjo são um ótimo caminho para conseguir grana. Mas como chegar até eles? Todas essas questões foram respondidas – de formas diferentes em alguns casos, vale ressaltar – por nomes de destaques no mundo das startups.



Um dos painéis da Demo Brasil – Edição Nordeste, realizada em Maceió (AL), discutiu o mercado de startups e investidores. Participaram da mesa Guilherme Junqueira, da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Maria Rita Spina Bueno, da Anjos do Brasil, e João Kepler, empreendedor e investidor-anjo. O painel foi moderado por Sandra Boccia, diretora de redação de Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Os participantes do debate também abordaram questões que afligem os "infectados" pela vontade de abrir uma empresa, como a importância da educação formal e a necessidade de um empreendedor ser também um vendedor. Confira:

1) A importância da universidade

Quanto à influência da educação portal na carreira de um empreendedor, as opiniões de Junqueira, Maria Rita e Kepler divergem um pouco.
Para Junqueira, a academia precisa se reinventar para formar empreendedores. "Estudar três dias para passar numa prova não ajuda ninguém a criar uma empresa", diz. Já Kepler reforça a importância da educação complementar: leituras focadas em empreendedorismo e eventos são essenciais. Maria Rita, por outro lado, afirma que a universidade é fundamental. "Todas têm centros de empreendedorismo. A experiência da formação traz valores muito além das provas."

2) A ideia vem do que você vive
O que faz uma ideia surgir é a vontade de solucionar um problema, segundo Kepler. Partindo desse ponto, Junqueira diz que o essencial para quem está começando é, basicamente, olhar o mundo à sua volta. "A ideia vem do ambiente onde se vive. Um universitário, por exemplo, vive estudando, no trânsito e na balada." Maria Rita engrossa o coro. "É difícil empreender em uma área que não faz sentido", diz a diretora da Anjos do Brasil.

3) Não tenha medo de compartilhar suas ideias
O senso comum diz que, assim que alguém tem uma ideia inovadora, o melhor é guardar segredo. Mas não é bem assim. Para começar, na opinião de Maria Rita, as ideias não são muita coisa. "Empresas de sucesso apresentam soluções. A inspiração inicial não vale quase nada."
Para o diretor da ABStartups, o empreendedor não deve ter tanto medo de ser copiado. "A dificuldade de quem usa as ideais dos outros é a mesma de quem teve a inspiração original", diz ele, já que o caminho rumo ao sucesso é bastante longo.

4) Vender é importante – nem que alguém faça isso por você

"Vender é a alma do negócio", de verdade. Se o empreendedor é tímido, surgirão dificuldades. Mas quem é caladão não precisa se desesperar. Segundo Maria Rita, o dono do próprio negócio precisa aprender muita coisa para se dar bem – e vender é uma delas. "Decorar um roteiro, gravar um pitch e corrigir erros e falar em frente ao espelho são boas maneiras de evoluir", afirma.

Se as horas frente ao espelho não funcionarem, o ideal é que o empreendedor divulgue sua empresa bem fora das apresentações. "Caso o empreendedor trave em frente a grandes plateias, é importante vender nos bastidores, com a ajuda de algo pronto, como um protótipo. O produto fala por ele", diz o investidor-anjo. Em circunstâncias do tipo, o ideal é que o empreendedor encontre alguém com habilidade em vendas para os pitches.

5) Conheça o investidor
Com o produto ou serviço formatado, pode surgir a necessidade de um investimento externo. Mas antes de pegar a grana, o empreendedor precisa saber quem realizaria o aporte. Junqueira diz que é necessário pesquisar mais sobre o investidor. "Às vezes, o dono do dinheiro não foi reconhecido como alguém sério. Não foi validado pelo mercado. O aporte é importante, sem dúvidas, mas é importante achar o parceiro certo."

6) Na hora de conseguir um aporte, seja sedutor
Chegou a hora de encontrar com o investidor. O momento em que tudo tem que dar certo. Para ajudar o empreendedor a ter o melhor encontro possível, Maria Rita faz uma analogia com a postura de alguém em uma festa. "É preciso ser sedutor. Para conseguir o que quer, o empreendedor tem que mostrar o que tem de melhor, seja a sua ideia, experiência ou potencial para executar uma tarefa. E tudo tem que ser feito com brilho nos olhos, assim como na balada", afirma ela.

7) Evite frases óbvias

Da mesma forma que cantadas não são a maneira mais eficaz de ficar com alguém na balada, clichês não são a melhor opção para quem quer mostrar os diferenciais de uma empresa. Frases feitas, como "eu sou a única pessoa no mundo com uma empresa assim" e "se atingirmos 1% do mercado, já somos bilionários", denotam falta de criatividade. "Temos que evitar as frases óbvias e sermos autênticos para fazer o negócio crescer. Seja o que você é", afirma Maria Rita.

8) Não esconda os erros do passado
Em países com cultura empreendedora mais desenvolvida, como os Estados Unidos, falhar não é a pior coisa do mundo. No Brasil, por outro lado, o fracasso é desprezível e precisa ser esquecido e escondido. De acordo com os participantes do painel, os erros do passado não podem ser omitidos. Pelo contrário. "Quanto mais uma pessoa errou lá atrás, menor é a possibilidade de repetição do equívoco", diz Kepler.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

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Comentários (9)

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Olá Carmem Silvia, Boa Tarde!!

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Eu achei o assunto aqui tratado muito pertinente, até porque iniciei um pequeno negócio e me cadastrei como MEI. Me encontro com as qualidades que ambos acham necessárias para empreender. Tenho a coragem de correr atrás e também andei me preparando instrucionalmente, no ano de 2010 me graduei em Administração de Empresas o que irá me ajudar muito.
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acho super interessante o investidor anjo,as vezes via bancos fica dificil conseguir grana. inclusive estou precisando de investidor na area de esportes,para montar um Centro Poliesportivo temos mais de 200 alunos cadastrados treinando diariamente mas a quadra é pequena não temos espaço para expandir,se tiver alguem com interesse faça contato urgente pois ja estamos buscando aporte,grato
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