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A loja faz o ponto ou o ponto faz a loja?

Edição: 08/2014

Afinal, a loja faz o ponto ou o ponto faz a loja?

A localização do empreendimento, principalmente para o comércio, é uma decisão importante. O primeiro passo é conversar com os clientes e identificar o que eles esperam do local. Possivelmente respostas como fácil acesso e segurança estarão entre os itens principais. Se o seu público-alvo tem carro provavelmente quando se refere à fácil acesso quer solicitar um estacionamento ou vagas na rua ou até mesmo convênios com estacionamento. Já se o cliente está a pé o fácil acesso pode ser a proximidade de sua casa ou trabalho.



A visibilidade do ponto pode influenciar a sua escolha. Ponto de esquina tem grande visibilidade porem são mais difíceis para estacionar, já pontos de meio de quadra são o inverso desta situação, ou seja, não tem tanta visibilidade, mas garante maior acessibilidade ao local. Precisamos prever eventuais mudanças no trânsito na região, muitas vezes a simples inversão do sentido da rua pode atrapalhar muito as vendas. Pesquise na prefeitura de sua cidade o plano diretor e o planejamento de crescimento do bairro onde deseja montar o negócio.

Converse com vizinhos sobre o que tinha no local antes de você se instalar. Conheci o caso de uma lanchonete que abriu em um ponto que foi utilizado por uma funerária durante anos. A brincadeira era para saber de onde vinha o “presunto” da lanchonete. Não alugue ou compre o imóvel antes de consultar na prefeitura se é permitida a abertura do seu negócio no ponto pretendido. Já vi muita gente que reformou o imóvel e depois não conseguiu o alvará de funcionamento. Foi prejuízo na certa.

Analise os concorrentes e a proximidade deles. Em alguns casos abrir uma loja ao lado do concorrente pode ser um acerto. Existem várias ruas com comércios especializados em que várias lojas que vendem o mesmo produto abrem uma do lado da outra e isto garante um maior fluxo de pessoas interessadas naqueles produtos. Mas em outros casos a proximidade pode ser prejudicial. Se você observar estes itens terá uma grande chance de ter sucesso através da escolha do ponto.

Mas e quando a loja faz o ponto?

Já vi lojas abertas em bairros residências, em ruas sem grande fluxo de pessoas e carros que se tornaram casos de sucesso. Nestas situações o local era compensado por alguma vantagem competitiva que este comércio apresentava que fazia valer à pena o deslocamento ou a procura do local. Em alguns casos o acesso é difícil e um amigo precisa te levar lá na primeira vez o que garante um comprometimento e incentivo maior de quem indica. As pessoas adoram exclusividade e conhecer locais excelentes, com produtos inovadores e que poucos conhecem pode ser a chave do sucesso destes locais. Nestes casos a propaganda boca a boca é a grande impulsionadora.

Então podemos entender que se o seu produto não tiver muitas vantagens competitivas o local pode fazer a diferença. Mas se o seu produto for inovador, atender as reais necessidades do cliente, as dificuldades do local podem ser superadas.

Em seu negócio a localização é importante? Deixe seu comentário.

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

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Comentários (8)

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legal,olha,o meu ramo de negocio é artesanatos e eu penso em abrir um pontinho na minha casa.Qual a sugestão que podem me fornecer
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Olá Jesse, bom dia!

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Olá, pretendo abrir um mercadinho e tenho dificuldade em achar um bairro bom para esse comércio. Queria uma ideia de como achar um bairro vendável. Obrigado!
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 Olá Willian, bom dia!

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poderia ser mais didatica e mais objetiva
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 Olá Julio, bom dia!

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Acho que hoje em dia o comercio de rua está muito prejudicado. Um bom ponto não ajuda se o comercio não oferecer vantagem para os clientes, acho que o ponto é fazer o ponto. Acho que a matéria deveria abordar mais solução porque isso é um grande problema.
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 Olá Soeli, bom dia! Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
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Gostei muito de ter lido esses alertas, vou fazer isso, pq tou mim mudando pro meu ponto próprio daqui uns 5 meses e comercializo generos alimentícios e as minhas vendas tão caindo muito e ondulando tbem, tou ficando preoculpado com minha empresa, meu comercio.
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Olá Sindronio, boa tarde!

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Tudo que vocês informam sobre comércio,com certeza, trás novidades e informações necessárias, as quais nos colocam em alerta para não tomar-mos decisões precipitadas.
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Olá Rui, boa tarde! Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
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gostei da reportagem, mais alguns pontos são impraticaveis... pois o pequeno comércio não tem condição de fazer todo esse levantamento antes de abrir as portas. muita coisa ai só funciona na teoria.
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Olá Fabiano, boa tarde!

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Fiquei extremamente feliz em ler esta reportagem, ela vem bem de encontro com minhas perspectivas neste momento. Ela certamente contribuirá para que eu consiga tomar uma posição diante da situação em que me encontro.
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Olá Celma, boa tarde!

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