Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O que acontece com o Brasil?

Edição: 08/2014

O que acontece com o Brasil?

A pergunta se faz porque nos últimos 4 anos a posição do Brasil não muda significativamente e temos a sensação de estarmos como diz o dito popular “ tomando sopa com garfo”.



Em 2011 o Brasil ocupava 39ª posição no ranking, em 2012 caiu para 58ª, depois em 2013 para 64ª e neste ano a notícia divulgada nos leva a uma pequena melhora para a 61ª posição.

Ao olhar mais detalhadamente percebemos que repetir os esforços já não é suficiente para o país ter o destaque que busca porque os demais países estão avançando de forma mais agressiva.

Quando observamos os investimentos tanto da iniciativa privada quanto do setor publico, percebemos que a maior fatia continua sendo a participação do financiamento através do setor público. Percebe-se que embora a lei federal da inovação esteja aprovada desde 2004, ainda não apresenta resultados significativos que mude a participação do país no ranking mundial.

Neste ano uma das novidades é o investimento nos talentos e Moçambique teve um desempenho melhor do que o brasileiro, uma vez que muitos dos nossos talentos hoje estão sendo apoiados por recursos internacionais e desta forma uma parte do nosso reconhecimento vai para a nação que financia a pesquisa.

A participação da pequena empresa no sistema de inovação é ainda muito pequena comparada com outros países. Isto se deve principalmente porque em outros países há sinergia nas iniciativas das empresas, centros de pesquisas e tecnologias e fontes de financiamento, bem como um setor de capital privado investidor em inovação mais denso.

Outro fato que se percebe nas nações melhores posicionadas é que o investimento da inovação está centrado nas atividades essenciais da sociedade, como por exemplo, na saúde, na energia alternativa, na segurança, nos alimentos e assim por diante.

Para finalizar, me recordo da frase de Albert Einstein “Fazer todo dia as mesmas coisas e esperar resultado diferente é a maior prova de insanidade”.

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
boa tarde, trabalho com reciclagem com o sebrae pode me ajudar ou apoiar para gerar polo de sucata ferrosa de navios inativos
-
 Olá Marcio, bom dia!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita

Boletins especiais