Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


12 serviços online para fazer do seu evento um sucesso

Edição: 08/2014

Fazer um evento nunca é uma tarefa fácil. Decidir o tema, convidar o público-alvo, cuidar de detalhes como o lugar, multimídia, apresentação, decoração, alimentação dos convidados, segurança e divulgação são atividades de extrema importância para o organizador. E ainda existe a ansiedade em tornar o evento um sucesso. Por isso, deixo aqui minhas dicas de como tornar esse momento ainda mais marcante para a sua audiência.



Antes, durante e após o evento é importante que os participantes tenham acesso a informações gerais, apresentações dos palestrantes, materiais institucionais e de divulgação, campanhas e vídeo, dentre outros detalhes.

Mas como fazer tudo isso? Abaixo, listo algumas ferramentas – além do Facebook e do próprio Eventioz – que podem ser muito úteis para os empreendedores

Blogs
Na fase de pré-evento, é interessante manter uma página em que o público possa buscar informações sobre o evento, programação, agenda, formas de acesso, parcerias e outras novidades.

Uma das plataformas mais populares da atualidade para blogs é o WordPress, que além de oferecer uma boa ferramenta, costuma levar suas páginas a resultados de destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

Outra alternativa é o Tumblr. Mais simples de usar, a plataforma tem uma interface básica e minimalista. Pode parecer mais limpo e elegante em alguns casos. Entretanto, ele não é bem indexado nos serviços de busca.

Streaming de vídeo
Realizar a transmissão online do seu evento é uma boa forma de atingir pessoas que não puderam participar. Além disso, a medida desperta o interesse do público para uma próxima edição. Claro que, ao mesmo tempo, você compartilha o seu evento com alguém que não ajudou a financiá-lo. Neste caso, é preciso medir os prós e contras dessa medida, ou mostrar apenas alguns painéis ou as principais atrações do evento.

Um aplicativo prático e que cabe no bolso é o Mobli. A mais recente versão da plataforma, que é gratuita, permite que o usuário faça vídeos de streaming ao vivo, sendo eles públicos ou fechados para os seus seguidores. Também é possível unir todas as fotos tiradas no evento no site do Mobli, por meio da criação de hashtags – como, por exemplo, #meuevento2014.

Outra boa alternativa para organizadores que pretendem realizar o streaming de seus eventos é o Livestream. Segundo dados do próprio serviço, 300 mil organizadores utilizam o serviço a cada mês. Ele opera com quatro planos diferentes, que vão do gratuito até US$ 999.

Na mesma linha, o Ustream também trabalha com quatro planos, mas tem como diferencial a possibilidade de poder customizar um pacote. Uma quarta opção, o Justin.tv divide seus vídeos em editorias como notícias, rádio, entretenimento, animais e esportes.

Apresentações
É muito importante que a apresentação seja marcante. É neste momento que a pessoa em cima do palco deve "ganhar" seus expectadores. Caso queira deixar suas apresentações dinâmicas e causar impacto, o Prezi é a melhor opção. Com planos gratuitos e pagos, o software faz com que a história seja contada de uma forma visualmente mais atraente, graças a efeitos de zoom e rotação de imagens.

Caso seus palestrantes não tenham restrições, o Prezi permite que suas apresentações sejam revistas pelos participantes após o evento. Além disso, as apresentações do Prezi podem ser acompanhadas ao vivo, por pessoas em todo mundo, pela internet.

Outra opção para compartilhamento de apresentações é o SlideShare, que se tornou referência e é fonte de milhares de arquivos.

Caso você queira oferecer o conteúdo, mas não quer deixá-lo público, é possível compartilhá-lo com grupos restritos e controlar o acesso. Entretanto, a funcionalidade está disponível apenas para usuários assinantes do serviço.

Outra alternativa é o SpeakerDeck, que, apesar de ser menos popular, possui uma interface mais limpa, o que deixa o usuário mais focado na leitura da apresentação.

PDFs
Caso seu evento gere publicações como revistas, livretos e e-books, a alternativa pode ser o Scribd, que permite o upload e o compartilhamento de arquivos PDF ou TXT.

Uma das vantagens da plataforma é que ela transforma os documentos em uma página HTML5. Com isso, é possível incorporar o conteúdo dentro de outro site, por exemplo.

Outras alternativas são o DocStoc, que tem como foco o compartilhamento de pesquisas e documentos profissionais, e o Edocr.
No atual cenário da web, compartilhar conteúdo é fundamental para gerar consciência de marca e estar em contato com o seu público. Portanto, aproveite as plataformas para se comunicar e ser lembrado.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Matéria muito interessante com ferramentas atuais.
-
Olá, boa tarde!
Obrigada por comentar. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!

Boletins especiais