Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Concentrar todas as vendas virtuais em uma única plataforma é arriscado

Edição: 08/2014

Mas não é recomendável que ele concentre todas as suas vendas em apenas uma plataforma.

O risco é ter dificuldades para manter o negócio devido à entrada de concorrentes (outros "marketplaces" mais fortes ou vendedores que usam o mesmo site) ou ter suas margens de lucro reduzidas por uma política de comissão do site.



Uma alteração dessas levou cerca de 140 donos de sebos que vendem pela internet a fazer um dia de greve em protesto contra o aumento no valor da comissão cobrada pelo site Estante Virtual, principal agregador do setor.

Após a companhia elevar as comissões de 6% por venda para de 8% a 12% (dependendo da performance do sebo), cerca de 140 livreiros retiraram suas obras da plataforma em 9 de junho.

A seguir, também criaram um abaixo-assinado virtual, atualmente com cerca de 7.000 assinaturas.

Uma nova paralisação foi realizada no dia 08/07. O dia foi escolhido por ser quando os livreiros recebem os boletos cobrando as comissões com a nova taxa, explicam os sebos no site do manifesto.

Com o abalo na relação, muitos dos vendedores estão buscando alternativas. Entre as opções estão a disponibilização do acervo em sites menores, diz Alex Buzeli, 33, dono do Sebonet.

Julio Borges, 40, do sebo JDB, lançou o Busca Sebos, que permite fazer pesquisas no acervo de várias páginas. As vendas fechadas após buscas na plataforma não pagam comissão - ele pretende tornar a iniciativa rentável a partir de anúncios.

Em nota, a Estante Virtual diz que sua revisão na política de comissão foi fruto de um profundo estudo de viabilidade econômica, considerando todos os portes de livreiros do site, para melhorar a qualidade do serviço que presta a eles e seus clientes.

Antes de usar esse tipo de site, é indicado comparar os custos do sistema e o investimento para atrair clientes para sites próprios. O custo de anúncio para conquistar cada venda e taxas cobradas podem ser analisados.

Fonte
Folha de São Paulo
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais