Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como motivar a equipe de vendas da sua pequena empresa

Edição: 10/2014

Motivação significa ter um motivo para ação. Transformação é mutação, renovação ou uma nova forma para a ação. Não adianta motivar quem não muda, quem lidera para o mal, por exemplo. Uma pessoa motivada que não tem princípios e valores é uma arma letal para o negócio.



Ninguém é desmotivado em minha opinião. Por isso, o modelo de liderança em vendas que tem mais resultado, não é aquele que motiva as pessoas, mas o que as transforma em pessoas melhores.

O líder de uma equipe de vendas tem um papel importante, pois vendedores não gostam de ter um chefe mandão, que só exige, pressiona e cobra. Eles adoram ter um líder que faz tudo isso, mas que também ganha o respeito pelos valores que ensina e pratica.

Para inspirar as pessoas, é preciso ser um modelo, um exemplo e agir junto. Nada motiva mais uma equipe do que ver seu chefe trabalhando com ela. O esforço, no entanto, não pode ser só braçal.

O líder deve ser muito mais estratégico em suas ações, usando elementos como o da educação empresarial para mobilizar a equipe a mudar. Quem não aprende a aprender, não tem como liderar e nem vender bem. Se o vendedor não recebe conhecimentos novos para desenvolver habilidades, padece nas negativas dos clientes e na estagnação das metas e resultados.

A transformação requer a preparação para jogar algo fora, livrar-se de velhos hábitos e processos. De nada adianta os gerentes de vendas aumentarem as metas se as ferramentas de vendas e método de trabalho continuam insuficientes, defasados e antiquados.

É hora de virar a mesa ou mudar de mesa; é hora de fazer uma limpeza material e mental para renovar seu procedimento diário. Esta ação de trocar os vendedores de suas mesas ocorre em muitas empresas que treinei e prestei consultoria, e funciona.

As pessoas se apegam ao seu ponto de trabalho de tal forma que entram na zona de conforto. Em dos meus principais livros, eu trato a aplicação dos 3 R’s: Regras, Reconhecimento e Resultados.

Isso é o que transforma e motiva uma equipe. Porque sem regras a equipe se dispersa. Sem reconhecimento, a equipe não se sente valorizada. Os resultados são importantes porque sem desafios e responsabilidades, as pessoas não se sentem mobilizadas a perseguir o sucesso diário.

Você é líder! Motive ou transforme vendedores comuns em profissionais com resultados extraordinários. Pense nisso e muito sucesso nos próximos encontros com sua equipe, seja em reuniões, treinamentos ou convenções de vendas.

Marcelo Ortega é especialista em vendas, palestrante e consultor empresarial

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
Gostaria de estar recebendo uma ajuda sobre vendedores, como coordenar uma equipe de vendas?
-
 Olá Danilo. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Perfeito comentario. Vou repassar este ensino .
-
Olá Rosildo, boa tarde!

Obrigada por comentar. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!
-
Agradecida pelo artigo sempre que possivel gostaria de receber, conhecimentos no ajuda muito. Aguardo, muito obrigado.
-
Olá Iria, boa tarde!

Obrigada por comentar. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!
-
Orientações importantes, gostaria de receber mais informações, recomendações e dicas sobre o assunto.
-
Olá Douglas. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Muito bom eu estava precisando ouvir isso. Obrigado pelo alerta.
-
Olá Elias, bom dia!

Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog

Boletins especiais