Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A importância do Ecossistema local para uma Startup

Edição: 10/2014

São diversos os desafios que uma startup enfrenta, como no momento de construir seu modelo de negócio, de trabalhar com recursos escassos, validar seu modelo de negócio com o mercado e buscar recursos financeiros para sustentá-la e conseguir escala de clientes.



Todos esses desafios podem ser facilitados num Ecossistema “maduro”, onde seja ofertado conhecimento de qualidade, através de cursos, capacitações e eventos focados no tema, a presença de mentores experientes disponíveis para as startups, investidores em modelos de negócio de alto risco e a integração dos diversos atores, como as universidades, os coworkings e os próprios empreendedores.

Apesar de muita coisa acontecer de forma virtual, o desenvolvimento das startups acontecem de forma local, por isso, Ecossistemas como o Vale do Silício e Tel Aviv, além de outros, são referências globais e atraem muitas vezes os melhores projetos, investidores e todos aqueles que fazem as coisas acontecerem no que diz respeita a negócios digitais inovadores.

Enfim, a busca pelo fortalecimento dos Ecossistemas de Startups deve ser um esforço de todos, da comunidade, dos Governos e dos atores que desejam empreender nas suas regiões sem que pra ter sucesso com uma boa ideia ou projeto o empreendedor precise buscar outra cidade, estado ou mesmo um outro país.

Por Rafael Tortato

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais