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Está em dúvida? Pergunte aos seus clientes

Edição: 11/2014

Quantas vezes nos deparamos com dúvidas sobre qual seria o melhor caminho a seguir? Na sua empresa, ou no seu futuro negócio, não é diferente! Qual produto lançar? Qual o serviço que o seu cliente gostaria de ver na sua empresa? Qual a melhor embalagem? Qual o nome mais adequado para o seu produto ou serviço? Que tipo de comunicação usar em uma campanha de divulgação? São tantas perguntas….



Mas como respondê-las? Talvez, a melhor alternativa seja a mais óbvia e esteja bem na sua frente: pergunte aos seus clientes!

E como fazer isso? É bem simples. Para aqueles que tiverem algum conhecimento em pesquisas, ou possam contar com uma empresa especializada, melhor. Mas para quem não tiver, há uma luz no fim do túnel. Confira algumas dicas:

Reúna os seus clientes

Chame alguns clientes para um café da manhã ou uma reunião. Na ocasião, pergunte sobre as dúvidas que você deseja tirar ou ainda faça o teste de uma embalagem ou produto/serviço. O Ideal é que o grupo seja pequeno, com no máximo 12 pessoas e no mínimo 8. Procure ter um grupo diversificado, com homens e mulheres, idades diferentes, mas que façam parte do seu público-alvo. Registre as ideias para não perdê-las. Ofereça algum incentivo ao participante, como um brinde ou descontos.

Procure fazer pelo menos 2 grupos para poder comparar as ideias. Se der para gravar a pesquisa, melhor! Mas não se esqueça de informar os participantes.

Dê alguns telefonemas

Primeiramente, avalie o que você precisa saber e transcreva suas dúvidas sob a forma de perguntas. Questões fechadas com respostas “Sim” ou “não” ou com notas e números são as mais fáceis de avaliar. Monte um questionário com no máximo 10 perguntas. Em seguida, você deverá eleger uma amostra confiável. Isto é, quantos clientes serão necessários para que a pesquisa atinja seu resultado? Se você conseguir falar com todos os seus clientes, excelente! Mas se isso não for possível, eleja uma amostra para entrar em contato. Em seguida, avalie o resultado.

Avalie a Satisfação

É relativamente simples verificar a satisfação de seus clientes. Para isso, deixe um formulário básico, sem identificação para que todos possam dar sugestões e avaliar seu produtos, serviços e até a sua empresa. Este formulário pode ser inserido também no seu site e/ou blog.

Banque o Detetive

Uma ótima alternativa para avaliar, principalmente o atendimento da sua empresa é fazer um “cliente oculto”. Peça para um amigo simular uma compra na sua empresa, testar um serviço por telefone, simular uma compra virtual ou até mesmo uma navegação em seu site. Depois, peça para ele descrever detalhadamente suas percepções. Você se surpreenderá com o resultado!

Mas e depois?

Fazer a pesquisa e obter os resultados dela não é suficiente. É preciso identificar os pontos fracos e estabelecer um plano de ação com metas e prazos a cumprir. Mas lembre-se que as pesquisas são perecíveis. É necessário refazê-las periodicamente, a cada ano se possível.

Boa sorte!

Por Adriana Schiavon Goncalves

Fonte
Blogs SEBRAE/PR 

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