Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Os sinais de que é hora de investir mais em marketing

Edição: 11/2014

Uma das questões mais complexas é identificar sinais que ajudem a prever que é a hora certa de aumentar os investimentos em marketing.



Como sabemos, não existe uma fórmula mágica para estabelecer o percentual do faturamento ou do resultado que deverá ser investido. Isto varia em função do ramo de atividade, localização do negócio, base de clientes, concorrência, tecnologia, entre outros fatores.

Há dois sinais claros para saber se o investimento é adequado. Muitas vezes, se sobram produtos mesmo com esforços de marketing, é um indício de que os investimentos nesta área estão subestimados.

Existem também as oportunidades de mercado. Caso a empresa disponha de capacidade instalada, tecnologia, demanda e capital de giro, é através de investimentos suplementares em marketing que é possível ganhar mais por isso.

Silvio Passarelli é diretor da Faculdade de Administração e da Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP)

Fonte
Revista Exame
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais