Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Dicas para planejar melhor seu 2011

Edição: 01/2011



Para ajudar a traçar um planejamento com dicas para melhorar seu 2011, seguem dicas especiais:

Analise os resultados do ano
Antes de montar o planejamento de 2011, avalie com sua equipe os resultados obtidos no ano passado. Para isso, organização e relatórios de vendas mês a mês ajudam bastante. Veja quais foram as metas alcançadas e os objetivos não atingidos durante o período. Envolva a sua equipe, é importante. Discutir onde a empresa foi mal, e identificar o porquê, ajuda a pensar em soluções e melhorias. Seja objetivo e até duro -principalmente com você mesmo.

Comece a traçar os planos para o ano seguinte
A avaliação do ano de 2010 servirá como uma verdadeira bússola para o planejamento do ano seguinte. Pegue as metas não alcançadas e reveja-as. São atingíveis? Eram alcançáveis neste ano, para começar? Se não, reveja-as. Se sim, inclua estas metas nos objetivos para 2011. Para facilitar o trabalho, pense a médio prazo, mas crie metas de curto prazo. É menos difícil (o que não quer dizer necessariamente fácil) atingir metas razoáveis de curto prazo até chegar a algo maior do que estabelecer um objetivo elevado e distante.

Faça adaptações
Promova mudanças nos seus processos com base nas metas não alcançadas. Mapeie todos os seus lucros e gastos e veja onde é possível melhorar. Mesmo o lado negativo pode ser positivo: os erros e as possíveis decepções são úteis quando o empresário é capaz de avaliar onde cometeu os equívocos e de que forma resolvê-los e não repeti-los. Em último caso, um bom consultor de empresas pode ajudar a enxergar com clareza o que você não consegue identificar.

Avalie ameaças
Como nem tudo se resume ao que acontece na própria empresa, na hora do planejamento é preciso acompanhar o noticiário para se antecipar a eventuais ameaças externas. Por exemplo: pelo mundo discute-se a possibilidade de uma nova crise econômica; o Brasil pode ter um 2011 mais difícil. Portanto, por uma questão de sobrevivência, acompanhe as últimas dos noticiários político-econômicos e tente entender de que forma isso afetará sua vida, a do seu setor, a da sua empresa.

Esqueça o que foi escrito acima
Volte aos quatro passos acima sempre. Reveja-os. Eventualmente, você chegará ao modelo que melhor se adéqua ao seu estilo (adotar planejamentos mensais em vez de anuais, criar metas de curtíssimo prazo, considerar a realização de parcerias para o ramo...). O importante é lembrar do check-up empreendedorístico de rotina. Do contrário, o paciente, no caso, sua empresa, pode ter sérios problemas mais adiante.



Fonte:
http://empreendedorismo.terra.com.br/de-olho-no-mercado/cinco-dicas-para-planejar-melhor-seu-2011%E2%80%A8/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (15)

-
achei otimo essas materia e as dicas que o sebrae da ao microempreendedor PARABENSPARA TODOS OS FONCIONARIOS DO SEBRAE
-
Planejamento e um bem nescessário, fasso isto tdos os anos na minha pequena empresa, e tem dado resultado., quanto a matéria foi otima parabens ao Sebrae.
-
quero um em prego que qanhe ben nao tenho email vou escrever domeu filho
-
quero um em prego que qanhe ben nao tenho email vou escrever domeu filho
-
muito eficaz e de grande valia pessoal para mim que busco cada vez mais aprender como encontrar soluções para que a empresa cada vez mais tenha êxito em seus negócios. sempre que posso busco informações para aprimorar meus conhecimentos e o sebrae esta sempre comigo.
-
Cf. as dicas, alcancei as minhas metas no ano de 2010, porém o capital de giro é insuficiente para o futuro, dependo de ajuda financeira dos filhos para pagamento de aluguel, água, luz e telefone. Honramos todas as dívidas nesse ano de 2010. A dependência está se tornando menor a cada ano, mas ainda dependente. As vendas aumentaram, a produção começa a ficar insuficiente em épocas especiais, como no final de ano, por exemplo, quando já dispensamos alguns pedidos. O que fazer? A empresa (informal) não suporta pagar um empregado, nem que seja temporário para essa época. Penso em adquirir uma máquina de moldar salgados e mais um freezer, que custariam menos que pagar um empregado. Esse seria apenas o começo, eu e minha esposa daríamos conta de tomar conta da máquina de moldar, e, futuramente, quando necessitarmos de mais máquinas contrataríamos, aí sim, um empregado, já com o respaldo da produção, cujo faturamento atenderia a demanda da respectiva despesa. No momento, não me ocorre outros argumentos. Estamos na fase, agora, depois de 3 anos de atividade, de criar novidades (mais caras, especiais) para atender um público mais exigente, porém mantendo a freguesia fiel e os produtos tradicionais sempre a disposição. Sem mais, Obrigado pela atenção dispensada. Paulo Masato Sumitomo
-
sei que quem espera as coisas melhorarem vera que quem continuou esta tao longe que dificilmente sera alcansado .mas esta materia nos lembra que devemos planejar pra logo, corrigir erros e que e possivel melhorar parabens
-
Muito boa esta matéria, me encentivou a melhorar. Parabéns!
-
Excelente matéria!Gosteria de uma consultoria empresarial.Entrarei em contato pelo 0800 ou virtual.Qualquer informação mais objetiva,gentileza entrar em contato.
-
Achei a matéria muito válida, direciona nossos pensamentos em relação a planejamento e organização, gostei muito
-
Muito interessante e instrutivo. Parabéns.
-
Ótima materia, O planejamento deve fazer parte da vida todos, muitos ainda trabalham no rítimo de "apagar fogo", pois conforme as coisas vão acontecendo vai se resolvendo. Mas eu acredito no planejamento.
-
ótimas informações, e o alerta de fazer check-up. p/ e adotar planejamentos mensais. obrigado pelas informações. IRINEU
-
Bom dia. Tudo o que é sabido mas não é praticado, deve ser absurdamente repetido. Instintivamente se "sabe" (alguns) o que foi dito no artigo, mas "ouvindo" isso de especialistas, somos despertados do sono e da procrastinação
-
Bom dia. Foi bom ler este artigo planejar faz parte, mas tem alguns que esquecem de planejar e precisa que seja despertados .

Boletins especiais