Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Está chegando o momento do pagamento da primeira parcela do 13º salário. Você fez a sua provisão?

Edição: 11/2014

Se o seu negócio fatura alto com a chegada do fim-de-ano, bem, é ótimo porque isso representa um reforço nas suas finanças. Mas, não conte com o aumento das vendas para saldar um compromisso que já é sabido desde o início do ano.



Já imaginou se algo dá errado? Que o aumento de vendas não ocorra conforme você planeja e deseja?

Agora, quando excetuamos as empresas do varejo, nas demais, além de representar um período em que as vendas diminuem, na contra-mão deste fato, os compromissos aumentam… é chegada a hora do pagamento do 13° salário… muitos funcionários saem de férias… você também quer sair de férias…

E o dinheiro para tudo isso?

Existem naturalmente 2 hipóteses: dinheiro provisionado, ou, dinheiro emprestado de bancos!

Todos os bancos, neste período, operam com linhas de créditos especiais para tal fim… afinal de contas é fácil né? Sua empresa tem créditos disponíveis e basta solicitar ao gerente de sua conta. Mas, o preço deste dinheiro?

E quanto custa esse dinheiro? Certamente será parte de seu lucro que estará sendo redirecionado a bancos, e, sabe porquê? Exclusivamente por falta de planejamento e disciplina na provisão destas reservas.

Lembre-se também que, estas reservas mensais podem muito bem ser aplicados e sua empresa usufrir de rendimentos, muito diferente de pagar juros.

Como chegar lá?

Simples: Basta um pequeno planejamento financeiro e disciplina para o provisionamento deste dinheiro. Além disso, sua empresa ainda irá desfrutar da remuneração deste dinheiro aplicado.

Bem provável que para isso, neste próximo ano suas finanças tenham que disponibilizar duas frações, sendo uma para a amortização do empréstimo e outra para a provisão do próximo fim-de-ano. Pode ser penoso, mas acredite: “vale a pena!”

Pense nisso!

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE/PR

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Muito bom. So que meu primeiro ano nao foi facil. Sem credito no banco minhas dividas aumentaram nao desiisto. Encomendas atrasadas meu maquinario estragou. Final de ano sem muito sucesso.
-
 Olá Jaqueline, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Achei ótimo!!! Assim podemos cumprir com nossos compromissos sem apuros! Eu querooo!!!
-
Olá Sibele, boa tarde!
Obrigada por comentar. Parabéns pela iniciativa e atitude. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!

Boletins especiais