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Descontos - De centavo em centavo, o caixa da empresa vai se esvaziando!

Edição: 11/2014

Que tal então, criarmos um novo ditado no meio empresarial?



“De centavo em centavo o caixa da empresa vai se esvaziando!”
Qual lógica atribuímos a esse ditado?

Exemplifico:
Num belo dia, você aproveita sua folga e sai caminhando pelas lojas, apreciando as vitrines, e, especialmente, as promoções! Por súbito, encontra algo que lhe interessa e os preços são convidativos. A tentação é grande e o desejo de consumo maior ainda, pronto! Para a loja, mais uma venda realizada!

Mas, será que esta venda foi lucrativa? Será que este desconto foi sistematicamente planejado para cobrir pelo menos os seus custos?

Por que pensar nisso?

• Sob o aspecto do lucro:
Porque todo e qualquer empreendimento tem a obrigação de gerar lucro! Primeiro para que este lucro possibilite ao empresário investir algo mais neste seu próprio negócio, sempre com o propósito de surpreender e fidelizar os seus clientes. E, segundo, para satisfazer os propósitos do empresário com a obtenção de lucros, motivando-o a prosseguir na sua empreitada de negócios.

• Sob o aspecto do prejuízo:
Porque indiferentemente de vender com ou sem descontos, os custos fixos e os investimentos (neste caso as amortizações de prestações) da empresa continuam os mesmos, e, é com a sobra sobre a venda que eles são pagos. Ao serem concedidos descontos existirão momentos em que não existirá essa sobra!

Também observamos com freqüência negociações onde os descontos são concedidos apenas “arredondando os valores” sem perceber quanto aqueles centavos representam em relação ao item negociado. Considere que um desconto de R$ 0,50 impactará somente em 1% numa negociação de R$ 50,00, porém, impactará em 10% numa negociação de R$ 5,00.

Num dia destes, fui a uma loja para comprar materiais de escritório. A compra total fora de R$ 17,47. Ao demonstrar minha aprovação quanto ao montante da compra, o vendedor ainda me “agraciou” com um desconto de R$ 0,47. Fiquei feliz é lógico!

Ao mesmo tempo fiquei imaginando qual seria o impacto para a loja, então fiz o seguinte cálculo:
Desconto de ………………………………………………………………………………………………………………………. R$ 0,47
Este vendedor agraciando outros 10 clientes diariamente ….(10 x $ 0,47) ………………….. R$ 4,70
Este mesmo vendedor agindo desta maneira 26 dias no mês ….(26 x $ 4,70) ……………. R$ 122,20
Este mesmo vendedor agindo desta maneira 11 meses no ano … (11 x $ 122,20) …… R$ 1.344,20
Este vendedor + outros 5 vendedores agindo da mesma maneira . (5 x $ 1.344,00) … R$ 8.065,20

Aí está a grande diferença entre o lucro ou o prejuízo quando estamos falando de vendas contínuas, afinal de contas, certamente todo empresário espera que em todos os dias, minuto a minuto haja um feliz cliente comprando em sua loja!

Pense nisso e avalie se os seus descontos são planejados ou se você está contribuindo para a falta de dinheiro ao final de alguns ou de todos os meses!

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE/PR


 

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Comentários (6)

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vale a pena ler sobre isso a gente nao faz a conta dos descontos dados ao cliente, as vezes o desconto oferecido, é o lucro de uma peça ,sem falar nos prestadores de serviço como eu que temos que deslocar o carro ate a residencia para prestar o serviço.Temos que tomar todo cuidado para nao ter prejuizo.
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muito bom este comentario,principalmente para quem está querendo entrar no ramo do comercio,porem se o comerciante já tiver colocando uma porcentagem superior justamente para poder oferecer este desconto,acredito não ser tão ruim.
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 Olá Roberto, boa tarde! Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
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Matéria fantástica para se entender de quando se pode dar desconto ou não, como diria ja um velho ditado de ¨centavos em centavos é que se faz um milhão¨ Por isso temos que valorizar cada centavos que conseguimos juntar, acima temos um exemplo bem claro.
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 Olá José Aparecido, boa tarde!

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Obrigada e boa sorte!
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Muito bom esse exemplo.
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muito legal e bastante proveitoso para nosso dia a dia.
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Boa leitura e uma excelente semana para você!

 
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Eu vejo este desconto como um investimento, pois o vendedor fidelizou um cliente, da próxima vez que você for fazer uma compra, com certeza irá voltar a essa loja ao invés de ir na concorrência.
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Olá Flavio, boa tarde!
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