Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Entenda as finanças básicas da sua empresa

Edição: 11/2014

É preciso compreender a fundo o que são de fato as finanças da empresa. Tudo para que não haja tropeços que podem significar não só um balde de água fria para os negócios, como também o extremo, ou seja, o fechamento do empreendimento.



Por isso, saiba que as finanças não são um bicho de sete cabeças. Pelo contrário, se houver planejamento e algumas ações básicas, é possível fazer a empresa ser altamente competitiva e ampliar seus resultados em um tempo relativamente curto.

Vantagem competitiva
Em primeiro lugar, nada como fazer um estudo sobre a área de atuação do empreendimento. Pode ser uma pesquisa informal, que terá como principal objetivo saber qual a vantagem competitiva do seu negócio. No que ele é bom, no que se diferencia, o que oferece de novo para o seu público? A partir dessas informações será possível planejar suas ações, que resultarão no sucesso dos seus rendimentos.

Separando as finanças pessoais e profissionais
Outra ação básica é saber que a vida pessoal e a profissional de um empreendedor devem caminhar separadas. A união das duas, principalmente quando se trata de dinheiro, pode causar inúmeras confusões no caixa. Superada essa questão, é essencial que se pense no futuro da empresa e em possíveis investimentos que podem ser necessários ao longo dos meses. Portanto, é sempre bom ter uma reserva financeira extra.

Planejando o Fluxo de Caixa
Há também que se ressaltar um dos pontos mais importantes que envolvem as finanças, o fluxo de caixa. Esse item nada mais é do que controlar, equilibrar e destinar com qualidade tudo que entra e sai de valores da sua empresa. O fluxo de caixa bem feito é aquele que programa bem seus gastos com seus ganhos, faz investimentos corretos para formar uma empresa sustentável e está sempre em dia com os valores e oportunidades que envolvem o negócio.

Contador confiável para suas finanças
Caso números, balancetes e relatórios não sejam o forte do empreendedor, a melhor indicação é contratar um contador confiável para ajudar nessa parte da gestão. Mas o ideal é que se faça um acompanhamento rotineiro para estabelecer quais têm sido os fatores positivos, e também os desafios do negócio.

Por fim, para que as finanças se multipliquem há algumas regras básicas como a de sempre planejar e nunca gastar mais do que se ganha. Esse é um dos principais problemas de muitos empreendedores brasileiros. Quando você começar a ter de volta resultado do investimento que fez na empresa, então chegou a hora de separar uma parte para o reinvestimento.

Fonte
Revista Exame
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
matéria muito boa parabéns
-
 Olá Charles. Que bom que gostou da matéria. Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
Muito interessante e esclarecedor essa matéria postada, bem simples e transparente de fácil entendimento, eu com administrador de empresa digo que se os empreendedores seguirem a risca as instruções acima mencionado tende a terem sucesso em seus negócios...Parabéns pela belíssima matéria.
-
 Olá José! Agradecemos e aproveitamos a ocasião para convidá-lo a conhecer o nosso blog: www.sebraepr.com.br/blog Tenha um ótimo fim de semana!
-
Agradeço pelas dicas, estava fazendo tudo errado, vou procurar corrigir essas falhas, como faço para que um consultor do SEBRAE venha até meu estabelecimento prestar uma consultoria, e qual seria o custo?
-
 Olá Gilson, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo 0800 570 0800 para agendar e tirar dúvidas. Bom fim de semana!
-
muito boa
-
 Olá Franscisco. Um excelente fim de semana para você!
-
gosto muito das matérias sobre credito e finança, além de nos educar financeiramente, nos faz ver as causas das dificuldades.
-
 Olá Lourdes, boa tarde!
Obrigada por comentar. Parabéns pela iniciativa e atitude. Continue aproveitando gratuitamente as dicas que o Sebrae/PR disponibiliza aos empresários de todo o estado, assista aos vídeos da coleção Sebrae Pocket, acesse: bit.ly/1u2L6VU

Sucesso e boa sorte!

Boletins especiais