Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Preparação para o franchising

Edição: 01/2011

Antes do advento do franchising, as empresas, ao detectar oportunidade de crescimento, tinham como única opção abrir filiais. Para isso tinham que investir recursos próprios, administrar à distância, enfrentando muitas vezes, grandes dificuldades devido à falta de pessoas qualificadas para comandar suas filiais. Atentos à evolução do mercado, empresários descobriram a forma de crescer através do sistema de franquias sem ter que investir recursos próprios na abertura de novos pontos. E, o mais importante, contando com pessoas mais qualificadas e comprometidas com a qualidade do atendimento, com a comercialização e com o desenvolvimento do negócio próprio - os seus franqueados.

O franchising é um sistema de negócios aberto a pessoas que acreditam na cooperação entre empresas e na união de forças e interesses comuns como um bom caminho para criação e participação em uma rede corporativa. Está voltado também para empresários que sabem que é bem melhor unir forças em uma relação de interdependência do que expandir sozinho.

Se a empresa detém um negócio tradicional, que funciona muito bem, e pensa em implementar um processo de expansão, via franchising, precisa considerar as seguintes questões:

- O negócio tem que ser rentável, os franqueados também querem ganhar dinheiro;

- É fundamental preparar bem a empresa para se tornar uma franquia, sistematizar as operações, cuidar da documentação legal, conforme determina a Lei 8.955/94 - Franquia Empresarial, manualizar todos os procedimentos e se estruturar corretamente para ministrar os treinamentos e suporte inicial e contínuo aos franqueados;

- É importante elaborar um minucioso plano de expansão ou de concessão de franquias.

Para competir no mercado em constante evolução, a condução do franchising exige um plano de marketing criativo, bem disciplinado e com público-alvo claramente definido. Ter uma unidade própria - padrão e um ótimo modelo - facilita muito na identificação de pessoas interessadas. É também muito importante selecionar bem franqueados que tenham determinação e compromisso para trabalhar em parceria, com o objetivo de fazer crescer e consolidar uma marca de sucesso.

O franchising é um processo de expansão das atividades de uma empresa junto com pessoas que querem ter seu próprio negócio. Para que o sistema funcione, no entanto, é preciso sintonia entre as partes. O franqueador passa a trabalhar com parceiros e a partilhar muitas de suas decisões com seus franqueados que, por sua vez, perdem um pouco da independência de um negócio próprio e, em contrapartida, começam ganhando por utilizar uma marca conhecida e por ter apoio constante na administração da sua franquia. Assim, empresários em posições diferentes precisam conhecer as expectativas e as limitações de cada um para que haja sucesso na parceria.



Fonte:
http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/franquias/integra_bia?ident_unico=1221

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
muito bom, concordo como contabilista que sou e empresário do ramo de bebidas.
-
Fui franqueado de varias unidades e 3 Franqueadoras.É uma forma fácil de sair da empregabilidade e entrar no Empreendedorismo.Geralmente a fatia minima ou nenhuma fica com o Franqueado.Precisa-se de um bom aconpanhamento juridico, pois a legislação brasileira favorece o Franqueador.Planejamento é muito importante também,quem não sabe aonde vai, vai a qualquer lugar...Hoje trabalho com consultoria.email jhoselima@uol.com.br
-
Adoraria trabalhar na área de franchising ou fazer uma especialização nessa área. Creio que me identifico pois trabalhei na fábrica da Clorofila na área de franquias. Se houver essa possibilidade em se especializar ou indicar onde eu possa fazer esse curso para prestar serviços. Atenciosamente Gizelda N. Santos Obs.: Atualmente sou funcionária da Secretaria de Estado da Educação como Ouvidora do Estado. (telefone : celular 41-91161139. ou 3340-1538 SEED)
-
tenho 3 lojas e acho que me encaixo muito bem nesta matéria, ja abri uma quarta loja mas não deu certo, estou querendo crescer e so vejo este caminho da matéria acima, gostaria de que me indicassem um livro a respeito da matéria p.s meu ramo e fabricaçao e vendas de joias

Boletins especiais