Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


4 ferramentas de gestão de vendas realmente eficientes

Edição: 11/2014

Gerentes de vendas sofrem ao implantar métodos de gerenciamento e monitoramento com sua equipe. Falo isso com conhecimento de causa, por que liderei vendedores por mais de 10 anos.







Aprendi com o tempo que o melhor controle que podemos ter é aquele que é usado por todos do time comercial e que, para convencer profissionais de vendas a preencherem relatórios, temos que mostrar o significado desta tarefa.

Sem isso, qualquer sistema ou método, não se aplica a vendas. Eu indico quatro controles poderosos e realmente eficazes:

1. Mapa de oportunidades: um controle visual, esteticamente importante para mostrar lacunas de oportunidades. Trata-se da relação (em forma de referência cruzada) de clientes x produtos ou serviços comprados ou que possam ser vendidos ainda.

É simples e provoca o vendedor a sair da zona de conforto.

2. Agenda Produtiva: não basta fazer agenda, ela precisa evitar perda de tempo e dispersão. Vendedor que faz sua agenda na medida em que faz seu mapa de oportunidades, cria mais compromissos relativos a obtenção da meta.

3. Pipeline (funil de vendas): é um funil que simula o processo de vendas. Na entrada estão os clientes em prospecção, depois vem qualificação no contato inicial, levantamento de necessidades, apresentação de proposta, negociação e fechamento, enfim.

Quantos clientes chegam à saída do funil (no negócio fechado)? Se a cada 10, nenhum está comprando, há algo errado, de modo geral. Por que perdemos clientes no começo da venda? Por falta de preparo para criar interesse e desvendar motivos de compra.

4. Forecasting (previsão de vendas): em que semana do mês atual ou dos próximos meses fecharei este ou aquele cliente? Campeões de vendas controlam isso muito bem e sabem o período que irão fechar os negócios em andamento.

Ajuda a ter previsões mais assertivas e assim, a empresa programa investimento em estoque e demais necessidades para seu modelo de venda e entrega.

Marcelo Ortega é especialista em vendas, palestrante e consultor empresarial

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Bom dia Sim, e de grande ajuda esses tópicos. Estou montando meu call center. Esta quase pronto, agora preciso contratar bons consultores... Pode me ajudar? Att.
-
 Olá Fernando, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Muito boa sua materia, de facil compreensão , será muito util para mim .
-
 Olá Rosildo. Obrigada por comentar! Aproveite também para conhecer o nosso Blog: www.sebraepr.com.br/blog. Boa leitura e uma excelente semana para você!
-
Achei interessante e inovador acredito que este sistema possa realmente trazer bons resultados não só para a empresa como também para a equipe de vendas,acredito que quando uma equipe abraça juntos um desafio com certeza os resultados aparecem automaticamente,com respeito Antonio L.G.Tavares
-
 Olá Antonio. Obrigada por comentar! Aproveite para fazer alguns downloads de nossos e-books gratuitamente:

http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/DASN


Boa leitura e uma excelente semana para você!

Boletins especiais