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Sua marca, sua empresa!

Edição: 12/2014

Pode parecer pura frescura. Mas não é. Ter uma marca forte, coerente e bem aplicada, pode ajudar a sua empresa a vender mais, passar confiança, credibilidade e atrair novos clientes.



Um trabalho de branding, ou gestão de marcas, pode levar muitos anos. Mas quando bem feito, traz resultados extremamente positivos para as empresas. E engana-se quem acha que, este assunto é só para grandes corporações. Os pequenos negócios podem também se beneficiar deste recurso.

Mas como fazer este trabalho? Vamos partir então, desde o início, com alguns conceitos:

Naming

Significa dar nomes para seus produtos, serviços e até para a sua empresa. Para escolher a melhor opção, leve em conta o seu público-alvo e o quê sua empresa oferece. Seja coerente e não escolha simplesmente o que lhe agrada mais.

Depois de escolhido o nome, é importante checar se ele já existe e/ou já foi registrado: http://www.inpi.gov.br

Sua empresa ou seus produtos têm um bom nome? Pense nisso!

Logotipo

De acordo com o site Wikipedia, o logotipo é um conjunto formado por letras e imagens que identificam ou simbolizam uma entidade (marca, produto, serviço) .
Logo significa ‘palavra, significado’. Tipo vem de typos e significa figura. Portanto um logotipo significa Palavra + Figura. É a representação gráfica de uma marca.

Para fazer um logotipo, escolha fontes, símbolos e cores que possuam uma relação com o seu negócio e o mercado no qual você atua ou atuará. Vejamos alguns exemplos:


Apple
As cores da Apple lembram leveza, tecnologia.



Google
Já o Google, quer passar uma ideia de marca jovem e moderna, usando fontes sem serifa e coloridas.



Coca Cola
A Coca – cola utiliza letras clássicas e o uso da cor vermelha que, frequentemente está associada a alimentação e a felicidade.



Sebrae
Passa credibilidade e tranqüilidade aos seus clientes, com o uso da cor azul e das fontes firmes e fortes.

Para saber mais sobre a aplicação das cores na sua empresa, acesse o artigo: Como as cores podem influenciar no sucesso da sua empresa

Para fazer um bom logotipo conte com serviços de profissionais. Nada de chamar aquele seu sobrinho que está fazendo um curso de design! Não é um investimento barato, mas vale a pena. É o nome da sua empresa que está em jogo!

Marca

Muito mais que um logotipo, uma marca é um conceito, que distingue um produto, um serviço e/ou uma empresa. A Marca transmite a mensagem que se deseja passar para nossos clientes. São vários fatores que compõem uma marca, como o nome, o logotipo, as cores, os serviços e os produtos, o preço, a qualidade, o público alvo.



Juntamente com o registro do nome, é muito importante registrar também a sua marca, no site do INPI, que significa Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
http://www.inpi.gov.br/

O trabalho de gestão da marca, vai muito além de seu desenvolvimento. Envolve sua aplicação em peças gráficas, sites, blogs, materiais digitais, fachadas de lojas e estabelecimento. O preço de seus produtos e serviços, o atendimento que sua empresa faz aos seus clientes, o seu comportamento e de seus funcionários. Tudo isso conta.

Para ajudar você a gerenciar melhor a sua marca, seguem 6 dicas básicas:

1. Aplique a sua marca corretamente e em locais de destaque em peças gráficas e digitais, como papelaria (cartão de visitas, papel de carta, cupons, etc), uniformes, brindes, folders, sites, blogs, fachadas e etc.

2. Capriche na fachada da sua loja e no seu site. Essa é a porta de entrada para seus clientes. A primeira impressão é muito importante!

3. Treine seus colaboradores periodicamente. Eles estão na linha de frente da batalha e estão a todo momento interagindo com o seu cliente.

4. Mantenha-se isento. Não associe jamais sua marca a partidos políticos e não a envolva em discussões polêmicas e acaloradas. Esta dica vale especialmente para o Facebook. Cuidado com o que você e/ou sua empresa curtem e compartilham.

5. Ouça seus clientes. A opinião mais valiosa é a deles. Faça pesquisas periódicas sobre sua marca e sua empresa. Para saber mais, acesse o artigo Está em dúvida? Pergunte aos seus clientes?

6. Aplique os conceitos. Revise periodicamente os itens acima, veja o que deve ser aplicado e melhorado. Para isso, faça um plano de ação com prazos e metas.

Viu como não é difícil cuidar bem da sua marca? Invista nisso e colha os frutos para sua empresa!

Por Adriana Schiavon Goncalves

Fonte
Blogs SEBRAE/PR 

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Comentários (3)

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Muito bom o tema .É isso que fazemos Com nossa marca .
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 Olá Aguinaldo, obrigado pelo seu comentário. Ficamos felizes com sua apreciação! Feliz 2015, Sucesso Sempre!!
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Bom dia! O SEBRAE tem algum curso ou matéria direcionado a área de SAC?
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 Olá Carol, bom dia!

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ACHEI MUITO VALIOSO E IMPORTANTE AS DICAS SEMPRE NÓS AJUDAM OBRIGADA
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