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10 dicas para motivar uma equipe de vendas sem grandes investimentos

Edição: 01/2011

Por Diego Berro

O que mais observo nas empresas onde desenvolvo algum trabalho por todo Brasil, é que a maior motivação é a que menos se precisa investir. Não é a motivação em dinheiro e sim a motivação que surge pelo relacionamento interpessoal.

O Colaborador tem uma necessidade de ser valorizado. Trabalhar em um ambiente propício a um crescimento pessoal e profissional é a maior motivação. Muitas vezes isso se concretiza quando os gerentes e os diretores passam a ouvir um pouco mais os funcionários.

Se preocupar com o ser humano! A empresa onde eu vi os funcionários mais motivados, em toda minha vida, foi exatamente a empresa que se preocupava com eles, investindo maciçamente, por exemplo, em qualidade de vida.

O empresário deve entender antes de tudo, que acima de qualquer outra coisa, lidamos com seres humanos, pessoas que têm família, necessidades, problemas emocionais e por isso é preciso entendê-los e não tratá-los simplesmente como simples robôs, como vejo acontecer em muitas empresas.

Certa vez, um empresário me disse que nunca fez nada pelos funcionários, porque os 85 funcionários que tinha serviam somente para carregar caixas. Então perguntei a ele se ele achava que a qualidade de vida de seus funcionários era importante para ele e para a empresa. Ele disse que não e ainda frisou: “Nem um pouco!” Isso acontece nas empresas com muito mais frequência do que se imagina.

Para que você possa motivar um vendedor, em primeiro lugar você tem que ser flexível. Não existe uma forma milagrosa que serve para todos, até porque cada ser humano é um, com suas características e individualidades. Por isso, a flexibilidade de entender o que motiva cada um do grupo é fundamental para se conseguir resultados extraordinários no coletivo.

Essa é a forma mais eficaz de se motivar uma equipe de vendas ou de qualquer outra função a um menor investimento possível. Para colocar em prática, precisa apenas ser humanista, ter bom senso, disposição e boa vontade.

Eu enumerei abaixo (não está necessariamente em ordem de importância) 10 atitudes excelentes para ter uma equipe extraordinária em vendas:

1º Seja mais humanista e enxergue sua equipe de uma forma holística, reconhecendo seus pontos fracos e fortes.
Saiba que ao enxergá-los individualmente, considerado as características individuais de cada um, o vendedor perceberá uma relação de interesse pessoal saindo da relação fria e superficial, como geralmente acontece, e como consequência essa relação, que obviamente deve ser sincera, gera motivação.

2º Reconheça e diga sempre o quanto sua equipe é importante para você e para a empresa.
Saber reconhecer e orientar são características de um bom líder e de uma boa empresa. Reconheça as vitórias, vibre com as conquistas, participe das realizações.

3º Dê Feedback’s positivos.
Quando um bom vendedor erra e perde uma venda, ele é criticado; quando vende horrores, às vezes nem recebe um simples parabéns. É preciso reconhecer os acertos mais que os erros. O objetivo do feedback é ser construtivo, por isso evite as críticas que não sejam proveitosas e simplesmente de opiniões sinceras que farão o vendedor crescer. Destaque mais os pontos positivos em vez dos negativos.

4º Dê incentivos a seus vendedores.
Parta da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro, por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Sempre fui a favor de comissões e incentivos por metas reais traçadas e alcançadas, por gerar mais vendas devido à sustentação do tripé: motivação, reconhecimento e recompensa. Se possível, surpreenda sua equipe com incentivos extras, algo que não era esperado por eles. Os vendedores que alcançam suas metas ganham e a empresa também ganha por vender mais e ter colaboradores mais motivados. A empresa fará o investimento em premiações depois que as metas propostas forem atingidas, seja aumentando lucros ou diminuindo custos, assim sendo o programa de incentivo se paga.

5º Crie um ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e profissional de seu colaborador.
Invista em programas de treinamento técnicos, propiciando um desenvolvimento profissional e geral, abordando assuntos que envolvam relações pessoais, gerenciamento do tempo, gerenciamento do stress, relacionamento familiar, qualidade de vida, etc. Propiciando um desenvolvimento pessoal, que gerará satisfação por parte do pessoal e consequentemente uma retenção de talentos. Não adianta investir fortunas em treinamentos sendo que quando forma-se um bom vendedor perde ele para a concorrência, tendo que treinar um outro. O mais difícil não é formar talentos, mas mantê-los. E para isso o ambiente tem que ser propício.

6º Disponibilizar os recursos necessários para boas vendas.
O vendedor será muito mais motivado quando tiver em suas mãos os melhores, e de preferência, mais modernos recursos para auxiliá-lo nas vendas. Condições excelentes para desenvolver o trabalho geraram resultados extraordinários.

7º Dê assistência frequente.
Somente estando no campo constantemente com o vendedor é que se entende o porquê dele estar vendendo bem, o porquê das coisas não estarem acontecendo e ainda, quais são as reais necessidades dos clientes, que muitas vezes não são entendidas ou compreendidas por quem não vivencia o dia a dia no campo de trabalho. Com essas informações ricas e atualizadas é possível desenvolver encontros, que podem ser diários, semanais ou mensais, com o objetivo de capacitar e compartilhar experiência para o crescimento de toda equipe.

8º Gere e conquiste a confiança da equipe.
Gerar confiança significa gerar comprometimento que leva a resultados que farão toda a diferença. Como fazer isso? Cumpra, por exemplo, o prazo para pagamento de comissões, cumpra realmente o que prometeu. Uma empresa na qual prestei serviço me prometeu uma grande viagem caso alcançasse uma meta, que para o proprietário era impossível. Eu alcancei a meta e ele, em vez de vibrar comigo a conquista inventou mil desculpas para não pagar o prêmio. Conclusão: Ele não pagou o prêmio e devido a isso eu me desliguei da empresa e até hoje recebo convites para voltar, mas a imagem de desconfiança ficou até hoje, excluindo qualquer possibilidade do meu retorno à empresa.

9º Proponha metas reais.
Eu friso muito esse ponto, uma vez que algumas empresas colocam metas irreais para a realidade do mercado. Os gerentes querem, muitas vezes, que os vendedores “quase” alcancem as metas, porque assim, a empresa venderá bastante e não precisará conceder os brindes propostos. Que ideia infantil. E o pior é que muitos gerentes fazem isso. Quanta imaturidade na profissão. Trace metas reais, que incentivem o crescimento de cada um. Mas quando alcançadas, pague os brindes e gratificações com prazer, vibre com o vendedor, faça parte dessa conquista. Seus resultados serão tão extraordinários quanto o possível.

10º Forme um time fiel.
Forme um grupo campeão e tenha essa base de vendedores campeões na mão. Forme seguidores e vendedores que estarão do seu lado, do lado da empresa onde for. Uma base sólida na equipe de vendas sustenta todo o grupo. As vendas manterão uma média sempre e a empresa terá mais segurança. Mas esse é quem sabe o ponto mais difícil para os empresários e gerentes. Então, medite sobre os últimos 9 pontos aqui destacados e coloque-os em prática que o resultado dessa 10ª dica certamente virá como consequência da realização dos outros 9.

Motivar pessoas, liderá-las para alcançarem sucesso nas suas vidas pessoal e profissional está no fato de descobrir as ferramentas necessárias para explorar o máximo do potencial de cada um, alcançando e mantendo - o que é o mais difícil - o desempenho máximo de cada talento. Siga as considerações propostas nesse texto que certamente você terá vendedores mais motivados. Sua empresa como consequência venderá mais e ainda assim cumprirá com um grande papel: fazer do ambiente de trabalho um ambiente propício à realização e felicidade de cada um.

Diego Berro é palestrante de Treinamentos de Vendas e Programação Neurolinguística (www.diegoberro.com.br)


Fonte:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/10-dicas-para-motivar-uma-equipe-de-vendas-sem-grandes-investimentos/14237/

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Comentários (35)

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Olá Diego, muito bom seu artigo bem isso que acontece, as pessoas valorizam relações e quando a empresa consegue fazer o colaborador se apaixonar por ela a motivação é duradoura.  Abraços!
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Olá João Paulo, Boa Noite;

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Preciso de ajuda Sou gerente de uma cafeteria. E gostaria de umas dicas para os meus atendentes são muitos tímidos e fazem corpo mole pra tudo?!
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Olá Natália, Boa tarde!

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excelentes dicas, Ótimas sugestôes
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 Obrigado Raimundo pela sua participação. Sucesso a você!
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Muitos patroes poderiam ver essa matéria, pois na empresa onde trabalho eles reconhecem mais os erros e dificilmente os acertos. E realmente o clima fica muito pesado, sem motivação não a trabalho 100%.
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 Olá Gabriely, Boa Noite;

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gostei da dicas
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Olá Ana Luisa, Boa tarde!

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parabéns nos ajude sempre inovar com ideias motivando no mercado de trabalho seja ele qual for.
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 Olá, Obrigado pelo seu comentário. Feliz 2015!
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Parabéns..Obrigado pelas dicas, ajudará bastante nossa empresa no desenvolvimento pessoal..
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Gostei muito.Sou supervisora de campo de uma Franquia, e tenho dificuldade ,pois como minhas revendedoras são autonomas, não existe comprometimento da parte delas,qto as reuniões e à metas ,pois não posso dar metas,(apenas eu as tenho ) Espero achar uma luz, para que tenha mais retorno.Gosatria de ter material para estudar mais, pois moro no interior
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adorei as dicas , sempre temos algo a mais para aprender !
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Olá Geni, boa tarde!

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Sucesso e boa sorte!
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verdade,hoje os profissionais não querem so dinheiro mais um bom ambiente de trabalho e benefícios.
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Amei as dicas.Parabéns!! Vamos colocar em pratica na empressa concerteza.
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 Shayene, obrigada por comentar! Sucesso!
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Me mandem mais informações sobre equipe de vendas pois trabalho no ramo de bebidas.
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Olá Heli, boa tarde!

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sou gerente de departamento, de uma grande empresa,e no dia-a-dia vejo a necessidade de ter uma equipe motivada, por isso achei de suma importancia essas dicas, fantastico.
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Olá José Raimundo, boa tarde!

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Obrigado e sucesso!
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Eu trabalho em uma distribuidora de bebida, todos os compartilho com eles seus dias dias , sinto que falta motivação a eles. gostaria de receber algo para ajuda-los. lendo essas dicas ai que vi que realamentes meus colegas precisam de motivação.
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Candida, ficamos felizes em ajudar! Abraços e sucesso!
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gostei muito das dicas. gostaria de saber sobre o marketing multinivel e se vc sab algo sobre forever liver
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gostei muito das dicas. gostaria de saber sobre o marketing multinivel e se vc sab algo sobre forever liver
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bom dia eu trabalho com vendas de roupas e acesorios pago o mei mais nao emito notas eu gostaria de saber se estou fazendo certo. com q eu fasso pra fazer parte do sebrai. obrigado.!!!
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Comungo plenamente com o exposto, o vendedor é a peça chave na empresa, a motivação é a alavanca que o impulciona para o bem comum (Empresa e equipe colaboradora). E, por traz do vendedor consequentemente, uma equipe muito bem motivada com qualidades e, que é de extrama importância para o desempenho do bom vendedor.
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Para Leitura
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Com certeza, equipe vendas é a alma da empresa, o cliente é nosso espírito, portanto estando motivados e preparados , seremos abençoados pelo espírito com os resultados.
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Realmente o empregador tem este poder de influenciar diretamente na motivacao profissional e ate pessoal de cada uma de seus funcionarios.Suas dicas sao importantes,gostaria de receber por exemplo algum modelo de alguma outra empresa que atua em vendas e que tenha um plano de motivacao que possa servir de espelho pra minha.Meu ramo e o de loja de varejo,confeccoes,cama,mesa e banho.muito obrigado pelo espacao.ate mais.
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Achei essas icas muito boas, gostria de saber se tem alguma dicas desse tipo, porém direcionada a equipe de produção.
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Excelentes dicas nota 10
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muito bom
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muito legal estas dicas.. realmente compartilhamos dos mesmos pontos de vista..com relação ao aumento das vendas e principalmente a fidelização dos colaboradores e clientes. visto que muitos clientes estão diretamente ligados a bons vendedores "confiança gera lucro".
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gostei da materia fui pacoteiro de supermercado vendedot e gerente e hoje sou empresario no ramo de calçados. a melhor propaganda e a boca boca e uma equipe motivada, começando do patrão ate a zeladora na nossa empresa somos todos vendedores e mais importante e o respeito ao ser humano tratar as pessoas igual por igual parabens pela matéria.
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MUITO INTERESSANTE, A MOTIVAÇÃO É A ALMA DO NEGÓCIO, EU COMO CONSUMIDORA AS VZES PERCEBO A DESMOTIVAÇÃO DE CERTOS ATENDENTES, PORQUE SÃO RAROS OS VENDEDORES.
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Realmente achei muito interessante, pois trabalho na area comercial, e quando refere-se a esta profissão tudo me interessa. Principalmente novos jeitos de se trabalhar.
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Excelente matéria,fui vendedora por muito tempo e hoje sou empresária.Tudo que colocou nessa matéria realmente é o que o colaborador deseja do seu patrão.
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Certa vez ouvi dizer que ninguem motiva ninguem, mas conviver com pessoas desmotivadas e pecimistas nos deixam desmotivados e deprimidos.
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Otima informação...... e tudo que um vendedor sonha e ser reconhecido pelo que ele e meamo antes do dinheiro. Pena que muitos empresarios não exergue dessa forma.
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Resumindo: Faça aos outros tão somente aquilo que gostaria que fizessem a você. Excelente matéria.
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É muito bom relembrar coisas boas como estas dicas. Obrigado, Mário Monge
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Gostei muito do que foi esplicado nota 10
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Diego, obrigada pela dicas, vou tentar coloca-las em pratica. Sou dona de uma empresa e o mais complicado pra mim e manter a motivação da minha equipe.

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