Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


8 formas de bater as metas de vendas até o fim do ano

Edição: 12/2014

O fim do ano vem chegando, e as empresas começam a fazer as contas: será que vai dar para bater as metas de vendas antes que 2015 chegue? É claro que o ideal é ter um planejamento bom o suficiente para evitar esse tipo de sufoco. Mas, em um ano de incertezas, com Copa do Mundo e eleições, os resultados ficaram abaixo do esperado para muitos.



Segundo Enio Klein, diretor-geral da SalesWays, empresa especializada em produtividade em vendas, para melhorar os ganhos nos próximos meses, é preciso analisar todas as possibilidades de negócios. Ele conversou com Pequenas Empresas & Grandes Negócios e deu dicas de como bater as metas até o fim do ano. Mas ele já avisa: as tarefas nem sempre vão ser fáceis, com apenas um trimestre para trabalhar.

1. Invista nos clientes atuais
Se você é uma empresa B2B, ou seja, tem outras empresas como público-alvo, verifique se é possível vender mais para os clientes que já fazem parte da sua carteira e gostam do seu produto ou serviço. Caso não seja possível chegar à meta dessa forma, parta para a captação de novos clientes.

2. Cobre o pagamento
Também para os negócios B2B, é preciso questionar se os clientes da sua carteira realmente podem comprar e pagar até o fim do ano. Estude as necessidades de cada cliente e verifique se o que eles vão comprar casa com a sua necessidade de bater metas.

3. Resolva o problema do cliente
Entregue aquilo de que o consumidor realmente precisa. Muitas vezes, o passo mais importante é quebrar a resistência do seu cliente em comprar. Isso será feito facilmente se você tiver analisado com cuidado as necessidades de cada um deles.

4. Desista de quem não vale a pena
Se um consumidor realmente não estiver interessado, não gaste energia com ele. Parta para um novo alvo. Insistir pode deixar uma impressão ruim.

5. Ganhe mercado
Se a sua carteira de clientes não é o suficiente, o jeito é partir para a captação ativa. Para muitas empresas, isso significa reforçar o trabalho dos representantes de vendas. Segundo Klein, nessa época do ano, não vale a pena contratar temporários para fazer isso, já que o tempo e custo para capacitar novos membros pode ser maior do que os resultados. É melhor se concentrar em ajudar e preparar melhor sua equipe.

6. Valorize a equipe
Bonificar e premiar os vendedores é uma estratégia que pode funcionar, mas precisa ser feito tendo em vista objetivos factíveis. Exigir números inalcançáveis pode gerar mais frustração e minar os esforços da sua equipe.

7. Cuidado com as promoções

Você sempre pode arriscar a dar descontos e brindes, mas são estratégias de desespero, que nem sempre podem compensar. Não adianta começar esses tipos de promoção sem colocar no papel o quanto tudo vai custar e quais serão os resultados para alcançar as metas.

8. Treine os atendentes
Para as empresas que trabalham diretamente com o consumidor final, vale a pena reforçar entre os atendentes de loja a identificação de oportunidades. Jogo de cintura, flexibilidade e olhar apurado serão essenciais para saber com quais clientes insistir e de quais desistir.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
quero começar um negocio com meu namorado mas ele quer investir sem ter e eu quero que começar com o que ja temos para não ter um prejuizo maior e ficarmos sem o retorno referente ao investimento.. estamos pensando em vender lanches, comida etc. mas começar vendendo em eventos, onde estiver grande quantidade de pessoas porque achamos se começarmos já com um lugar como uma lanchonete por exemplo vai ser mais difício conseguir uma clientela fiel, já que, as pessoas não conhecem ainda o nosso produto,
-
Parabèns pela matéria ! Adorei! Mas, faltou um item! As empresas que não cumpre o prazo de entrega ! As empresas que entrega mercadoria diferente do pedido! Grato, Cardoso
-
 Olá Isaque bom dia! Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog

Boletins especiais