Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


6 perguntas para criar um produto ou serviço

Edição: 12/2014

Sua ideia precisa realmente representar uma oportunidade de mercado, ou seja, é necessário que você valide a hipótese que existem clientes dispostos a pagar pelo produto ou serviço que você quer desenvolver.






Portanto, ter uma ideia de negócio que representa uma oportunidade de mercado é quando você percebe uma forma de resolver um problema (oportunidade!) de um determinado segmento de pessoas ou empresas (clientes!) através de um produto ou serviço.

É importante que a definição do produto ou serviço seja baseada em sua singularidade, sua funcionalidade e na necessidade do cliente que pretende atender.

Nessa fase de planejamento não se esqueça de que as melhores pessoas confirmar se de fato seu produto ou serviço funciona é o seu potencial cliente. Lembre-se de sempre levar em conta a perspectiva do cliente.

Posicione seu produto ou serviço com um benefício importante e significativo, que faça com que as pessoas estejam dispostas a pagar. Clientes não compram um produto ou serviço em si, mas sim, seus benefícios. Eles pagam para ter seus problemas e necessidades resolvidos.

Nesse ponto procure refletir sobre o que torna seu produto ou serviço único, o que o torna melhor que o da concorrência. Tente responder as seguintes perguntas:

1. O que é o meu produto ou serviço e o que ele faz?
2. Como meu produto ou serviço resolve um determinado problema?
3. Em que ele é diferente de outros produtos e/ou serviços?
4. Quem o comprará? Quem serão meus clientes?
5. Porque eles o comprarão?
6. Como o produto ou serviço poderá será promovido e vendido/oferecido?

Respondida essas perguntas, você estará muito mais preparado para definir tanto seu planejamento estratégico quanto o de marketing, e posicionar de forma correta seu produto ou serviço no mercado em que pretende atuar.

Cynthia Serva é coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
faço croche e artesanato e voçes me ajudaram muito obrigada mas tenham mais materias de como fazer divulgaçao
-
 Olá Patrícia, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário, ficamos felizes em estar auxiliando novos e futuros empreendedores! Conheça nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
-
Muito interessante a forma que com as perguntas vão abrindo o raciocínio... Gostaria de participar mais ....
-
 Olá Queila. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog

Boletins especiais