Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como empreender em um mercado que ainda não existe

Edição: 12/2014

Um grande benefício é o fator novidade, que auxilia muito na divulgação do novo negócio, bem como na motivação da compra, impulsionada pela curiosidade dos consumidores. Por outro lado, transmitir o conceito do negócio nem sempre é simples.



Esse foi um dos grandes desafios da Los Paleteros no início da empresa, já que foi necessário explicar o que era uma paleta ao comercial de um shopping a centenas de quilômetros de distância, e que nunca havia consumido um de nossos produtos. Conseguir vender a ideia é o que permite um dos maiores benefícios de um novo negócio, que é a oportunidade de se posicionar nos melhores pontos comerciais antes do surgimento de concorrentes.

O pioneirismo acaba criando uma forte associação do produto à marca criadora que acaba virando sinônimo do novo produto. Um mercado novo pressupõe que não existem concorrentes diretos inicialmente. Com isso, a liderança de mercado é uma coisa que ocorre naturalmente, mas manter-se nessa posição é algo bastante desafiador.

Se o sucesso for grande, dentro de poucos meses certamente concorrentes surgirão, pois é impossível que um bom mercado não atraia outros empreendedores. Manter a qualidade e inovar são fatores essenciais.

Conforme o sucesso do novo produto se espalha, a demanda de mercado cresce muito rapidamente, gerando grande oportunidade de crescimento. Isso é ao mesmo tempo uma grande oportunidade e um desafio ainda maior. Toda essa demanda deverá ser suprida por alguém, e se o pioneiro não conseguir acompanhar esse crescimento, é possível que um ou mais concorrentes surjam para ocupar os espaços.

Estes concorrentes podem muitas vezes não possuir toda a qualidade que levou ao sucesso do pioneiro, e podem estragar o mercado. Finalmente, a qualidade do produto nunca pode ser sacrificada para crescer mais rápido. Isso pode ser a ruína da empresa.

Gean Chu é sócio-fundador da rede especializada em paletas mexicanas Los Paleteros

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Gostei da matéria, acho que a maior dificuldade de um empreendedor é, em primeiro lugar, que tipo de negócio montar? Montar algo que ainda não é comercializado. E ai a grande pergunta! Montar o quê? esse tipo de negócio, vende só em grande cidades? Ou pequenas também? Gostaria que me enviassem sugestões de novos negócios, muito obrigado.
-
 Olá Giba, bom dia

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!

Boletins especiais