Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Cuidados na seleção de representantes comerciais

Edição: 01/2011

Selecione a melhor forma de chegar ao mercado desejado. Como a maioria das empresas de pequeno porte se utiliza de representantes comerciais, alguns cuidados devem ser tomados:

1) A seleção dos representantes deve ser criteriosa. Uma forma que facilita encontrar bons profissionais é buscar (principalmente via internet) a lista de representantes de empresas correlatas, mas não concorrentes.

Por exemplo: uma fábrica de botões para roupas pode identificar representantes de zíperes ou de outros aviamentos de indústrias não-concorrentes e negociar a representação da empresa.

2) O contrato com os representantes deve ser bastante minucioso, com cláusulas de obrigações e direitos explícitos. Contratar representante Pessoa Jurídica é melhor do que Pessoa Física, para evitar futuros processos com vínculos empregatícios.

3) O acompanhamento minucioso do cumprimento das metas de vendas e do número de clientes que estão sendo visitados é fundamental.



Fonte:
http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/distribua-seus-produtos/representante-comercial/integra_bia?ident_unico=434

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (12)

-
Gostaria de saber como podemos cobrar metas sem correr o risco do representante alegar o vínculo?
-
Olá boa tarde!

Obrigada por comentar. Você pode fazer uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal bit.ly/1idRBBd e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Conheça as oportunidades de negócios de Curitiba e região metropolitana, acesse: negociosemcuritiba.com.br/

Se preferir agende um horario com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Uma ótima matéria. Gostaria de ilustrar uma pergunta: Se uma empresa, faz um contrato que somente favorece a ela, é valido, ou posso, quando sair dela exigir direito de não ser representante, mas funcionário, pois o contrato só ajuda a ela, e principalmente, ela não aceita pagar o 1/12 avos que temos de direito por ano trabalhado. aguardo resposta.
-

Olá ´Marco Antonio.

Gostaríamos de conversar com você detalhadamente, para que possamos passar informações mais completas.

Para tanto, pedimos que acesse o SEBRAE RESPONDE no link:
http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Se preferir, agende uma consultoria presencial pelo 0800 570 0800

Abraços e sucesso!

Equipe SEBRAE/PR

-
Gostaria de uma indicação de algum livro de como administrar representantes dentro da empresa. Grata, Iole
-
Novamente elogio a iniciativa do SEBRAE, em promover informações de grande valia tanto para os profissionais como à empresas
-
Arnaldo, muito obrigada! Conte sempre conisco! Abraços!
-
BOA TARDE MEU NOME É VALTER SOU REPREESENTANTE COMERCIAL E LI AQUI OS MECANISMO A DISPOSIÇÃO DOS CONTRATANTES DE REPRESENTANTES POREM EU FAÇO AQUI UMA RECLAMAÇÃO EU PRESTEI SERVIÇOS P/UMA EMPRESA NA FUNÇÃO DE REPRESENTANTE ONDE FOI COMBINADO AS COMISSÕES SERIAM PAGAS NO FATURAMENTO OU SEJA TODAS AS VENDAS EFETUADAS DENTRO DE CADA MÊS NO DIA 15 DO MÊS CORRENTE EU RECEBERIA AS COMISSÕES POREM JA SI VÃO 4 MESES DE TRABALHO MERCADORIAS FATURADAS E OS CLIENTES JA ESTÃO ATÉ QUITANDO OS PAGAMENTOS E ATÉ AGORA NUM PLENO NATAL E ANO NOVO ME DEIXARAM A VER NAVIOS NÃO RECEBI NEM SE QUER UM FELZ NATAL O QUE FAÇO P/RECEBER DESTA EMPRESA JA QUE SE MOSTRARAM SER UNS PICARETAS NO FUTURO EU VOU DIVULGAR EM UMA PAJINA DOS REPRESENTANTES O NOME DESTES SAFADOS GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR COM ALGUMA INFORMAÇÃO EU AGRADEÇO
-
Prezado Valter. Antes mais nada, muito obrigada por compartilhar a sua experiência. Para orientá-lo melhor, pedimos que acesse o SEBRAE RESPONDE para indicarmos o melhor caminho. O link para o SEBRAE RESPONDE é: http://www.sebraepr.com.br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/PRINCIPAL2004/FALE. Abraços
-
Carlos Alberto SAntos, postou comentários em 23/04/2011, solicitando contato com Arnaldo Reinhold. Email: arnaldoreinhold@hotmail.com Tels: 041 3018-4745 e 9604-2696.
-
procuro contato com representante comercial chamado arnaldo reinhold,que postou conversação com os senhores em 20/01/2011,preciso se por gentileza email ou telefone, grato.
-
Solicito enviarem modelo de Contrato para Representante Comercial, estou elaborando minuta baseado na Lei nº 4.886, de 09 de dezembro de 1965, alterada pela Lei nº 8.420, de 08 de maio de 1992. Portanto, gostaria de utilizar o modelo do SEBRAE
-
Excelente materia se tivesse visto isso a um ano,minha firma nao estaria como esta.A importadora e Exportadora esta a procura de novos representantes, e essas dicas do sebrae sao beneficas a gualquer empresa
-
Excelente... são dicas assim que podem fazer toda a diferença... obrigado!
-
parabenizo pelas dicas de como escolher representantes e cobrar metas.
-
gostei da matéria e estou nesta fase de procura por representante. tenho fabrica de alianças de prata com preço e qualidade a nivél de país e busco representante!

Boletins especiais