Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


8 tipos de franquias que são tendência para 2015

Edição: 01/2015

A expectativa para 2015 no mercado de franquias é de relativo otimismo.

Para Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa para o ano que vem é de um crescimento entre 5,5% a 7% do mercado de franquias. No caso de número de unidades, a estimativa é de um aumento de 7,5% a 8,5%. “É um número bastante forte por conta das aberturas de novos shoppings programados para o ano que vem. O número de lojas de ruas também começou a crescer, principalmente nas cidades do interior”, explica.



Com a ajuda de Luis Henrique Stockler, sócio-diretor da ba}Stockler, Marcus Rizzo, sócio da consultoria Rizzo Franchise, Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Business, Lyana Bittencourt, diretora do Grupo Bittencourt, e André Friedheim, sócio da Francap, EXAME.com reuniu as tendências do mercado de franquias do ano que vem.

1. Alimentação saudável
A constante busca por uma alimentação mais equilibrada e saudável tem impulsionado o mercado de negócios e franquias. Uma pesquisa nacional, feita pela Fiesp com o Ibope, mostrou que quase 70% dos brasileiros estão acostumados a ler rótulos de alimentos e 32% fazem escolhas com base nos nutrientes que vão ingerir. Hoje, muitos consumidores desejam manter uma alimentação saudável mesmo fora de casa e franquias desse ramo têm espaço para expandir.

2. Especializadas em delivery
Franquias especializadas em delivery podem crescer ainda mais no ano que vem. Segundo um levantamento feito pela Rizzo Franchise, 601 franquias de fast food adotam o delivery em suas operações e no primeiro semestre desse ano faturaram 383,4 milhões de reais, um crescimento de 9,3% em relação ao ano passado. Comodidade, fuga do trânsito e segurança são alguns fatores que podem privilegiar negócios desse setor.

3. Microfranquias de serviço
Cada vez mais, as pessoas querem ter acesso a serviços rápidos e de conveniência. Por isso, a demanda por franquias que oferecem serviços de reparos e reformas domiciliares, de jardinagem, limpeza em casas e escritórios, só deve aumentar. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), os dados do setor em relação ao ano passado mostram que as microfranquias contribuíram bastante para o aumento do número de marcas novas no mercado.

4. Beleza
O perfil do consumidor que busca clínicas especializadas para tratamentos estéticos mudou um pouco. Hoje, tanto a mulher quanto o homem estão se preocupando mais com esses cuidados e isso também mostra a força das franquias focadas em cosméticos. Segundo dados da ABF, o segmento de beleza foi um dos que mais cresceu no ano passado e teve uma ampliação de faturamento de 23,9%.

5. Fitness
Hoje, existem redes de franquias de academias para vários nichos como mulheres e idosos. De acordo com o Sebrae, mais de 1,6 mil academias são abertas ao ano e o Brasil só perde para os Estados Unidos em quantidade de academias. Para o ano que vem, os especialistas acreditam que a busca por um estilo de vida mais saudável continuará alimentando a expansão desse segmento.

6. Serviços para idosos

Negócios ligados a cuidados para a terceira idade têm tudo para crescer ainda mais. A população está envelhecendo e a demanda por serviços especializados também. Neste segmento, as redes de cuidadores são um exemplo.

7. Produtos naturais
Também de olho nos consumidores que se preocupam em ter uma dieta mais equilibrada e com foco na saúde, franquias especializadas no comércio de produtos naturais estão em alta e só tendem a crescer. Em agosto deste ano, por exemplo, o empresário Carlos Wizard Martins, ex-dono do Grupo Multi, anunciou a compra da Mundo Verde, rede de lojas de produtos naturais e disse que quer chegar a 650 lojas, em 2018.

8. Clínicas odontológicas
A preocupação com a estética não é limitada ao rosto ou corpo. Cada vez mais, as pessoas estão investindo em tratamentos odontológicos para cuidar da imagem. Para Stockler, as franquias de clínicas odontológicas podem ganhar destaque no ano que vem porque muitas redes estão optando pela expansão por meio do franchising.

Por Camila Lam

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (17)

-
Estou interessado em abrir uma franquia e gostaria de saber como faço uma boa pesquisa de mercado e quais ferramentas vocês me aconselhariam para ter o máximo de informações possível !
-
gostaria de saber mais sobre e como entrar no ramo
-
Gostaria de saber sobre cursos para montar o próprio negocio onde posso fazer esses cursos? Endereços .
-
Olá Argentina, Bom Dia;

Obrigado pela sua participação. O Sebrae disponibiliza diversos cursos gratuitos. As inscrições para o curso podem ser feitas pelo endereço http://www.ead.sebrae.com.br/. Ou diretamente neste link: http://www.ead.sebrae.com.br/lista-de-cursos/

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio". Clique aqui e veja onde nos encontrar. Nosso endereço em Curitiba: Rua Caeté, 150 – Prado Velho. 

Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
6. Serviços para idosos ... (peço favor mais informações e dados a respeito de "redes de cuidadores de idosos" deste item, obrigado.
-
Olá Paulo, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação. Quanto a iniciar uma pequena empresa, temos no banco de idéias informações em Como Montar Serviços para Idosos onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-servi%C3%A7os-para-idosos

Para obter mais informações sobre o MEI, acesse este link onde há muitas perguntas com respostas para abertura de seu negócio. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/perguntas-frequentes/duvidas-relacionadas-ao-microempreendedor-individual

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio". Clique aqui e veja onde nos encontrar. Nosso endereço em Curitiba: Rua Caeté, 150 – Prado Velho. 

Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
gostaria de receber dica para este mercado concorrido e muito
-
Boa tarde: Eu estou enteressado em me capacita em em franquia de servisos como posso me informa desde ja agradeço a atençao.
-
Olá Clauzio, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação! O assunto franquias é bem amplo, vou anexar alguns links para que possa avaliar sobre o tema, e quem sabe como escolher a melhor alternativa. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Entenda-o-sistema-de-franchising

Franquias, Vantagens e Desvantagens: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Franquia:-vantagens-e-desvantagens

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.



-
Achei muito bom com muita seriedade.Eu gostaria de saber mais informções sobre agencia de idosos virtual para ter menos custos. Mais estou meia perdida.
-
Olá Claudete, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação. Nem todo idoso tem hábito ou acesso a internet, pode ser negativo apenas virtualmente.  Quanto a iniciar uma pequena empresa, temos no banco de idéias informações em Como Montar Serviços para Idosos onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-servi%C3%A7os-para-idosos

http://intranet.df.sebrae.com.br/download/OportunidadesFeiraEmpreendedor2009/16_Melhor_idade_Servi%C3%A7os_de_cuidador_2009.pdf
-
alimentacaosaudavel
-
Olá Juliana, Boa Noite!

Obrigado pelo seu comentário. Conheça nosso blog: http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações.
-
Boa tarde. Adorei a ideia de me tornar um empresario, no seguimento de alimentação(restaurante servi-service ou quilo) estou junto com um amigo fazendo um plano de viabilidade para o implementaçao se o negocio for viavel. Nao temos nenhuma experiencia nesse negocio. Pergunto, o mercado ainda esta bom para esse tipo de negocio e o que preciso fazer para saber se o meu negocio vai dar certo? obrigado.
-
 Olá Valdir, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação! Sim, o mercado de alimentação tem grande percentual de viabilidade. Mas como mencionou já estar elaborando com seu amigo, recomendo que transfira as informações que possuem para o plano de negocio Sebrae, verificando assim a viabilidade econômica do seu empreendimento em sua região. Para iniciar preenchimento segue o link, e posteriormente procure o Sebrae para efetuar um parecer:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Plano-de-Neg%C3%B3cios
-
Muito boa matéria. Gostaria de abrir uma empresa, mas tenho algumas duvidas. Cheguei resentimente do exterior,fiquei 11 anos fora. Estou em duvida,entre abrir uma academia de musculação,empresa de cosméticos e uma no ramo de produtos naturais.Estou totalmente desatualizado.Não sei por onde começar. Gostaria de começar com uma empresa de pequeno a médio porte. Qual o valor do investimento nescesário? Por onde devo começar? se poderém me ajudar gradeço desde já.
-
Olá Rodrigo, Boa Noite;

Obrigado por seu comentário. Diante de tanta dúvida para iniciar uma pequena empresa, temos no banco de idéias mais de 430 opções onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Tudo-o-que-precisa-saber-para-come%C3%A7ar-a-empreender,Ideias-de-Neg%C3%B3cio#0
-
Muito boa matéria, parabéns!
-
 Olá Eduardo, Boa Noite;

Obrigado por sua participação. Sucesso a você!
Conheça ainda nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações. Feito por especialistas em Pequenos Negócios!
-
Boa noite!!!! Estou querendo junto com uma amiga abrir uma agencia de cuidadores de idosos... Gostaria de uma ajuda estou em duvidas.....
-
Olá Michele, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação no boletim. O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Quanto a iniciar uma pequena empresa, temos no banco de idéias informações em Como Montar um Serviço para Idosos onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download:  http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-servi%C3%A7os-para-idosos

http://intranet.df.sebrae.com.br/download/OportunidadesFeiraEmpreendedor2009/16_Melhor_idade_Servi%C3%A7os_de_cuidador_2009.pdf
-
GOSTARIA DE MONTAR UMA MICRO EMPRESA NO RAMO DE CONFECÇÕES DE CAMPOS CIRURGICOS.
-
Olá Antonia, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação no boletim. O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Quanto a iniciar uma pequena empresa, temos no banco de idéias informações em Como Montar uma Confecção de Uniformes Profissionais onde poderá ter uma noção aproximada do que pretende com algumas orientações e sugestões muito úteis, segue link para download: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-confec%C3%A7%C3%A3o-de-uniformes-profissionais


-
como comprar uma franquia de serviços?
-
Olá Valdir, Boa Tarde!

Sobre sua dúvida e extensão da resposta, vou anexar alguns links para que possa acessar e conhecer o conteúdo que temos sobre franquias. Obrigado pela sua participação!
E
xcelente conteúdo sobre Franquias:
http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-funcionam-as-franquias

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Conhe%C3%A7a-os-tipos-de-franquias

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Como-escolher-a-franquia-certa

Pela extensão da resposta e para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.

-
Qual é a situação de Imobiliária para 2015? Grata.
-
Olá Rute, Boa Noite!

Obrigado pela participação no boletim. O segmento empresarial de imobiliária tornou-se muito importante com o crescimento das cidades, pois comprar o imóvel ideal passou a ser um processo que envolve muita pesquisa, bem como possibilitou o aumento de investimentos na área imobiliária, transformando esse mercado num dos principais componentes da economia nacional.

Temos aqui algumas pesquisas de mercado: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Lab-%E2%80%93-Pesquisa-de-Mercado

Outros estudos e pesquisas do Sebrae PR: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Estudos-e-Pesquisas-PR
-
Otimo
-
 Olá Ricardo, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário. Conheça ainda nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações. Feito por especialistas em Pequenos Negócios!
-
Sou encarregado de hidráulica à 10 anos no setor da construção civil, Trabalho a 17 anos na mesma construtora. Gostaria muito de ter o meu próprio negócio, mas tenho receio de abrir uma empreiteira e não conseguir mantê-la. Queria a opinião de um especialista Obrigado.
-
Olá Marcos, Bom Dia!

Obrigado pela sua participação no Boletim!

De acordo sua informação tem uma experiência na atividade. Recomendo que Você efetue uma consultoria presencial em uma de nossas unidades e verifique a viabilidade do seu negócio.  Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.

Boletins especiais