Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Qual a importância de um plano de metas para 2015?

Edição: 01/2015

Aumentar o faturamento, lançar produtos e serviços, chegar a novos mercados, conquistar a liderança em seu segmento: essas são algumas das metas mais perseguidas pelos empreendedores.



Mas, para chegar lá, é preciso uma boa dose de planejamento. Antes de montar um plano de metas para 2015, é necessário avaliar dois grupos de variáveis: as externas (o grau de aquecimento da economia, mudanças nos hábitos de consumo dos clientes etc.) e as internas (tamanho e competência da equipe, recursos necessários, resultados da temporada atual).

Com essas informações em mãos, será possível determinar objetivos realistas e montar uma estratégia para persegui-los. “O plano indica um caminho, como se fosse um mapa. Dessa maneira, o empreendedor consegue traçar uma rota prévia e antever os obstáculos”, diz Alessandro Saade, professor do Master em Empreendedorismo da Business School São Paulo (BSP).

O que dizem os especialistas sobre isso:

“Quando enxergo para quem eu vendo (o cliente), com quem eu brigo (os concorrentes) e quem me ajuda (os fornecedores e os parceiros), consigo fazer um plano de metas para ser competitivo. É preciso sempre olhar o passado e tomá-lo como base para planejar o futuro.” — Ruy Barros, consultor do Sebrae-SP.

“O plano de metas não deve ser visto como um documento engessado. Se a meta não está sendo alcançada, o gestor tem de tomar decisões rápidas.” — Cynthia Serva, coordenadora do Centro de Empreendedorismo e Inovação do Insper.

“Recomendo estabelecer até 15 metas, sendo cinco macro e dez operacionais. Crie o hábito de verificar mensal ou bimestralmente como está o andamento de cada uma delas. Lembre-se de delegar responsabilidades aos colaboradores.” — Alessandro Saade, professor do Master da BSP.

Por Felipe Datt

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (4)

-
eu sou um mico emprededor e nao cosigo tra balha direito o que eu faso para melhora
-
Olá José Pereira, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim. Precisaremos de mais informações para lhe orientar de forma adequada. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Com as soluções SEI você aprende a cuidar bem de seu negócio: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Com-as-solu%C3%A7%C3%B5es-SEI-voc%C3%AA-aprende-a-cuidar-bem-de-seu-neg%C3%B3cio

O conteúdo da sua pergunta é relacionado à assuntos de quem já tem empresa. Recomendo que faça o seu cadastro de Pessoa Jurídica e passe a receber conteúdos exclusivos do Sebrae Paraná! Clique no link e aproveite agora os conteúdos para empresas em nossos site: http://app.pr.sebrae.com.br/CRM/IncluirPessoaFisicaCompletoAuto.do

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Aguardamos a sua visita!

-
Gostaria de abril em casa meu próprio negócio trabalho em uma empresa mais ganho pouco e não to satisfeita com que ganho! quero umas dicas de como começar a receber encomendas de docinhos e salgados para vender!!
-
Olá Darlene, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no boletim. O processo de concepção de uma empresa é um momento importante na vida de um empreendedor. O candidato a empresário pode render muito mais quando conta com um acompanhamento para garantir o nascimento saudável da sua empresa.

Este é o momento ideal para definir os detalhes do futuro negócio, tirar as dúvidas e planejar os próximos passos. O SEBRAE disponibiliza acesso a informações importantes e capacitação para abrir seu negócio.

Temos um programa específico para as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Dirija-se ao escritório do Sebrae mais próximo e peça informações sobre o "Programa Próprio". Clique aqui e veja onde nos encontrar. Nosso endereço em Curitiba: Rua Caeté, 150 – Prado Velho.

Outra importante recomendação, caso seja difícil se dirigir a um ponto de atendimento do Sebrae, é lhe indicar o curso gratuito realizado pela internet. O curso "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" é recomendado para todas as pessoas que desejam iniciar um empreendimento. Clique aqui para obter mais informações.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida no SEBRAE, ou pelo 0800-570-0800 podendo agendar com um consultor e conhecer as soluções que o SEBRAE oferece para sua capacitação e da sua empresa.


-
Obrigado por me orientar para este ano que promete ser um ano de muitas conquistas
-
 Olá Roberto, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário, ficamos felizes pela sua participação. Conheça nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações. Feito por especialistas em Pequenos Negócios!

-
 Olá Roberto, Boa Tarde!

Obrigado pelo comentário, ficamos felizes pela sua participação. Conheça nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações. Feito por especialistas em Pequenos Negócios!

-
eu não consigo fase isto porque trabalho só
-
 Olá Francisco! Feliz 2015.

Quanto a trabalhar sozinho e estabelecer algumas metas, lembre desta citação da matéria:

“Quando enxergo para quem eu vendo (o cliente), com quem eu brigo (os concorrentes) e quem me ajuda (os fornecedores e os parceiros), consigo fazer um plano de metas para ser competitivo. É preciso sempre olhar o passado e tomá-lo como base para planejar o futuro.”

Obrigado pelo seu Comentário.

Boletins especiais