Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como crescer sem deixar a sua empresa no vermelho

Edição: 01/2015

Fazer a gestão de um fluxo de caixa de forma eficiente é um desafio para os empreendedores, que por depender de inúmeras variáveis, não tem fórmula única. É preciso levar em conta questões como o segmento de atuação, a taxa de crescimento, a margem da operação e o nível de risco que o pequeno empresário quer assumir, antes de escolher qual medida melhor se aplica em cada um dos casos.






No entanto, existem alguns passos que podem ajudar o empreendedor a se orientar. O primeiro deles é ter o processo financeiro da empresa bem estabelecido, com a contabilidade refletindo a realidade do negócio. Empresas de auditoria podem ajudar aqueles que ainda não dominam esse processo com uma revisão limitada.

O segundo passo é fazer um planejamento estratégico, a fim de trazer mais clareza sobre os próximos investimentos que a empresa irá exigir. No crescimento é preciso estar atento à necessidade de capital de giro. O nível ideal de caixa a ser mantido depende também do setor de atuação do empreendedor.

Se a empresa depende muito de mão de obra, o colchão deve ser um pouco mais alto para garantir que, em uma eventual crise, o empreendedor não precise demitir e depois recontratar. Pois, isso significaria um custo elevado para empresa.

Se market share é algo importante para o setor da companhia, o financiamento pode ser uma alternativa para não drenar o caixa da empresa. Nesse momento, ter um planejamento bem estruturado é essencial para decidir sobre como viabilizar de forma eficiente os recursos necessários.

Dimensionar o tempo de retorno é fundamental para decidir entre recursos de longo ou curto prazo. O aporte de capital dos sócios, por exemplo, é uma alternativa de maior prazo, mas só possível caso haja liquidez. Outras alternativas passam por linhas de financiamento, de longo e curto prazo, com os bancos comerciais ou de desenvolvimento.

Mas, qualquer que seja a escolha, o empreendedor precisa ter claro o por quê precisa de dinheiro. Custo ou investimento podem alterar a fonte de recursos, o que impacta diretamente no custo financeiro do projeto. Preço, prazo e burocracia são pontos importantes para refletir antes de procurar um banco!
Em relação ao nível de endividamento também não existe um número que se aplique em todos os casos. O mais importante é o empreendedor estar confortável com a capacidade de pagamento para conseguir focar no desenvolvimento do negócio e garantir que ele cresça de forma saudável.

Por último, outro desafio que assombra muitos empreendedores é a inadimplência. E para que não se transforme em um verdadeiro fantasma, deve ser sempre monitorada. Quando possível, deve-se trabalhar também para reduzir a concentração de venda em um único cliente e estar atento aos indicadores de insolvência do mesmo. Sonhar grande, mas ser prudente é a melhor combinação para construir uma empresa forte e saudável financeiramente.

Por Camila Lam

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Preciso de ajuda em meu comercio, está no vermelho, pois vendemos e compramos, e não sobra nada, e as vezes falta, não sei calcula o custo de um produto, necessito de uma consultoria Sebrar, sou mico empreendedor!! necessito muito de auxilio consultoria!!
-
Olá Jefferson, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no boletim. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
como fazer um emprestimo
-
Olá Mauricio, Boa tarde;

Obrigado pela sua participação no Boletim. Sobre aquisição de crédito para abertura do seu negócio, o SEBRAE preparou uma apresentação envolvendo essas variáveis: acesse + leia detalhadamente + reflita + analise as reais necessidades e viabilidades = (e tão somente depois) obtenha a melhor linha de crédito disponível.
Acesse: http://www.boletimdoempreendedor.com.br/boletim.aspx?codBoletim=229_Convenio_expande_microcredito_no_Parana

Linhas de Crédito:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Qual-o-melhor-financiamento-para-o-seu-neg%C3%B3cio%3F

Uma opção é que a empresa poderá acessar diretamente o site da Fomento e solicitar o financiamento através do link:http://www.fomento.pr.gov.br/index.php

Outra novidade é o app gratuito Linhas de Crédito SEBRAE de SEBRAE/PR:
https://itunes.apple.com/br/app/linhas-de-credito-sebrae/id885554772?mt=8

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.

Boletins especiais