Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A realidade de um Empreendedor

Edição: 02/2015

Exemplos como: levantar mais cedo, tomar decisões constantes sobre o funcionamento, atender cliente, negociar com fornecedores, realizar pedidos, atender telefone e registrar sua movimentação do dia.



Tais responsabilidades visam estabelecer hábitos que antes você não tinha e passa a exigir um comprometimento extra, principalmente no início. Esse início dar-se-á antes de abrir a portas para atender e conquistar a sua clientela. Aqui é importante ressaltar a importância de ter um planejamento, um mapa dos caminhos que terá que percorrer na realização da atividade que pretende explorar.

Dividir as responsabilidades, delegando tarefas a uma pessoa ou mais pessoas, muitas vezes é a melhor alternativa. Principalmente alguém que você conheça! Mas, lembre-se: NÃO se deve confundir o parentesco com o profissional. Seu empreendimento não é uma agência de coloção de mão de obra de parentes.

Quando acontecem essas situações é normal ser entre: a esposa, irmão (s), primos, pais, tios e namoradas, pode ser uma saída obvia, rápida e simples no início, principalmente quando está querendo desafogar as atividades iniciais e/ou precisa de pequenos auxílios.

O desafio aqui está em definir (descrever em contrato) qual a real função que “o parente” irá exercer, e, em outras palavras as responsabilidades que essa pessoa terá para clarear o seu real papel e não ter problemas futuros no relacionamento. Temos muitos exemplos positivos de famílias bem sucedidas, tenha interesse em pesquisar e conhecer os caminhos que trilharam para este êxito.

Nesta situação é interessante buscar uma orientação profissional para encaminhar de maneira mais assertiva, assim evitando divergências no trabalho que possam invadir e desgastar seu relacionamento. Defina além da função, salário, horário, atividade que irá executar e se possível definir metas para que juntosr possam atingi-las e se ajudarem na concretização de seu sonho.

É obvio que muitos relacionamentos surgiram e até amadureceram no trabalho diário, ligados ao mesmo propósito da concretização de um SONHO de ser empreendedor e da independência em criar e recriar novas soluções para as pessoas.

Importante é colocar essa situação em seu Plano de Negócio, assim ajudará na projeção dos custos e na organização das atividades que terá. É uma maneira eficiente de mensurar os caminhos que o negócio precisará percorrer, definindo os objetivos do empreendimento e metas que irá atingir.

O conjunto de ações e a estrutura que venha a definir para sua ideia, contribuirão significativamente no sucesso em ser um empreendedor, selecione alguns indicadores que ajudarão a medir a produtividade de cada colaborador, desempenho financeiro e da produtividade.

Aqui relembro que ser empreendedor vai além de constituir um negócio, e sim está na realização de algo que satisfaz e completa a sua existência. Por consequência este resultado se dará pelos produtos e serviços à disposição de parte e/ou de toda a nossa sociedade.

Por Alaxendro Rodrigo Dal Piva

Fonte
Blogs SEBRAE/PR  

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (5)

-
Bom dia gostaria de saber como faço para abrir uma empresa e tira o cnpj
-
 Olá José, Boa Noite!

Obrigado por sua participação no Boletim. Para obter mais informações sobre o MEI, acesse este link onde há muitas perguntas com respostas para abertura de seu negócio. http://www.portaldoempreendedor.gov.br/perguntas-frequentes/duvidas-relacionadas-ao-microempreendedor-individual

Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo.

Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você. Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.
-
Gostei muito deste material, porém sinto falta de ínformações que busque aproximar a universidade ao pequeno empreendedor, refiro-me aqui a oportunidades com tecnologia agregada, tanto de serviço como de produto......Exemplo de produto: Pesquisador que desenvolva um um repelente de mosquito . Este produto adicionado a tinta poderia ser aplicado nas casas. Assim sendo, quero dizer, que temos que incentivar a pesquisa/desenvolvimento de produtos e serviços novos com valor agregado, este tipo de iniciativa é que gera riqueza, pois o mercado busca novidades e melhoria de vida. Att. Oswaldo Dal Col Filho
-
Excelente texto, Alaxendro. Quando a gente sente que está muito feliz com o resultado do serviço prestado e a total satisfação do cliente, antes da parte financeira em si, é um sinal que está realmente fazendo o que gosta e apresentando uma solução que o cliente de fato precisa.
-
Olá Ari, Boa Noite;

Obrigado pelo comentário no boletim. Com o cliente satisfeito os seus resultados multiplicarão. Aproveite para selecionar os clientes que mais deram lucro e mais realizaram negócios com você. Escolha um presente, ou um brinde com um cartão bem caprichado para presenteá-los. Mostre a eles o quanto são importantes para sua empresa!
-
PARABENS, NOS PEQUENAS EMPRESA PRESISAMOS DE UM AUXILIO,EU E MEU ESPOSO TEMOS UMA MECÂNICA COMECEI AJUDAR FAZ POUCO TEMPO GOSTARIA DE UMA AJUDA PARA ADMINISTRAR MELHOR
-
Olá Maria Lima, Boa Noite!

Obrigado por sua participação no Boletim. O Sebrae Paraná disponibiliza para você, uma série de arquivos para ajudar a abrir ou melhorar sua empresa, gratuitamente. São planilhas, e-books, infográficos, guias, estudos e pesquisas com temas diversos. Basta se cadastrar e fazer o download! Selecione as opções no menu ao lado e aproveite! Boa leitura! http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Arquivos-Gratuitos

Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Pela extensão da resposta e para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.
-
Sempre aprendendo aqui, tenho um blog da games gamedetonado.com.br e faço superior na área de ciência da computação.Agradeço a todos pelas orientações que é passar para pessoas como eu que sonham em ter seu próprio negócio
-
Olá Felipe, Bom dia!

Obrigado pelo seu comentário. O Sebrae Paraná disponibiliza para você, uma série de arquivos para ajudar a abrir ou melhorar sua empresa, gratuitamente. São planilhas, e-books, infográficos, guias, estudos e pesquisas com temas diversos. Basta se cadastrar e fazer o download! Selecione as opções no menu ao lado e aproveite! Boa leitura! http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Arquivos-Gratuitos

Boletins especiais