Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O que você precisa pensar antes de largar o emprego para se dedicar ao seu negócio?

Edição: 02/2015

Muitas pessoas ainda estão empregadas quando abrem e começam a gerenciar seu primeiro negócio. Muitas empresas são sustentadas por esse dinheiro advindo de uma carreira mais tradicional no mercado de trabalho. Outros profissionais não veem a hora de largar seus empregos para se dedicar 100% ao seu empreendimento.



Isso, porém, não é uma decisão que deve ser tomada impulsivamente, e alguns fatores precisam ser considerados para evitar que você afunde sua carreira e sua empresa ao mesmo tempo. O site da revista Entrepreneur listou sobre o que você precisa refletir antes de deixar sua vida de funcionário para trás.

1. Responsabilidades. Você está solteiro? Tem poucos gastos? Então talvez arriscar possa ser mais fácil para você. Na pior das hipóteses, você terá de voltar para a casa dos seus pais até que sua empresa decole. Mas, se você tem uma família, um apartamento financiado para pagar e outras despesas, talvez seja melhor continuar sendo um empreendedor de meio período. Se ainda assim você quiser largar seu emprego, tenha uma grana guardada para se sustentar enquanto o sucesso não vem.

2. Seu trabalho. Você tem uma carreira em um mercado com muitas vagas? Se você largar seu emprego, terá facilidade de encontrar outra vaga no futuro se sua empresa não der certo? Veja se sua posição não é muito valiosa para ser deixada para trás antes de saber se seu negócio vai decolar.

3. O seu lado psicológico. Deixar seu emprego vai te trazer mais estresse, nervosismo e insegurança? Se você não é uma pessoa capaz de lidar com os riscos de fracasso e a possibilidade de ter de recomeçar, pense se um pedido de demissão não vai te desgastar mais.

4. Pessoas para te apoiar. Você tem um grupo de pessoas que irão te apoiar em sua decisão e ajudarão naqueles momentos mais difíceis e incertos? Se você tem, pedir demissão vai parecer muito mais fácil, e administrar seu negócio, um pouco mais tranquilo.

5. Seu negócio. Ele já está gerando algum tipo de faturamento? Trabalhar nele integralmente aumentará esse valor? Você precisa investir mais dinheiro ou apenas mais tempo? Se a reposta for a segunda opção, pode pedir as contas, tendo, claro, uma poupança para te sustentar enquanto esses resultados não aparecem.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Achei muito pertinente todas as dicas, e também de muita importância. As vezes quem e novo nesse mundo do empreendedorismo e, ainda tem um emprego fixo, fica com muitas dúvidas e também inseguranças. Essas dicas são importantes por isso, elas podem nos ajudar a ter um rumo certo na hora das decisões. Obrigado
-
Olá Jefferson, Bom dia!

Obrigado por seu excelente comentário. Ficamos felizes que tenha apreciado. O Sebrae Paraná disponibiliza para você, uma série de arquivos para ajudar a abrir ou melhorar sua empresa, gratuitamente. São planilhas, e-books, infográficos, guias, estudos e pesquisas com temas diversos. Basta se cadastrar e fazer o download! Selecione as opções no menu ao lado e aproveite! Boa leitura! http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/Arquivos-Gratuitos
-
Queria alguma ideia para abrir um negocio e não estou tendo nenhuma inspiração no momento
-
Estes tópicos são realmente de grande valia. Deve ser minuciosamente analisado para não haver frustrações futuras.
-
Olá Hemerson, Boa Noite!

Agradecemos por sua participação no boletim. Conheça ainda nosso blog: sites.pr.sebrae.com.br/blogs/ e tenha acesso a mais informações. Feito por especialistas em Pequenos Negócios!

Boletins especiais