Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 erros comuns no dia a dia do empreendedor

Edição: 02/2015

Empreender é algo fascinante, porém exige muita dedicação. Criar uma empresa de sucesso não é da noite para o dia: exige tempo, empenho e coragem para assumir, enfrentar e corrigir os erros.






Essa lista mostra algumas dicas de erros comuns no dia a dia dos empreendedores e que são fáceis de serem resolvidos:

1. Não se preparar para imprevistos
Não importa o quão estável for o seu negócio, tudo pode mudar. A vida, a economia e os negócios são imprevisíveis. É durante emergências não imaginadas que o seu negócio pode afundar ou sobreviver.

Muitas empresas vão à falência por estarem despreparadas para momentos difíceis. Então, tenha um planejamento: pense em reservas de caixa para despesas urgentes, crie um esboço de funcionamento de crise caso as coisas deem errado. Prepare sempre sua equipe para todo o tipo de situação. Sempre espere o melhor, mas se planeje para o pior.

2. Botar em prática o que você acha que funciona

É perigoso você basear as decisões da sua empresa apenas em “achismos”. Não necessariamente algo que deu certo em uma empresa concorrente também vai dar certo na sua. Para entender os consumidores é preciso muita pesquisa e testes.

Não siga o senso comum ou apenas confie na sua intuição. Seus consumidores podem ser muito diferentes do que você pensa. Testar e apurar antes de investir é essencial para não cometer erros graves para o crescimento da empresa.

3. Tentar fazer tudo sozinho

É natural que você tenha o desejo de controlar toda a sua empresa. Principalmente se você for perfeccionista. Isso é um erro, pois você acaba perdendo muito tempo em pequenas tarefas e detalhes.

Empreendedores devem focar seu tempo em estratégias para melhorar a empresa. Pequenas tarefas podem ser delegadas aos seus funcionários, sócios ou pessoas que trabalham em conjunto. Você não deve deixar de também participar de algumas tarefas menores. Mas lembre-se: pegue apenas uma por vez.

4. Parar de estudar
Nunca pare aprender. Há uma razão: o empreendedor nunca saberá tudo sobre negócios. Uma das razões do fracasso é deixar de estudar novas estratégias e tendências.

O famoso empreendedor Brendon Burchard disse certa vez: “Um especialista é antes de tudo um estudante”. Continue acrescentando no seu conhecimento, mas não peque pelo excesso de informação. Estude apenas as melhores práticas e as coloque em teste no dia a dia para verificar se funcionam na sua empresa.

5. Colocar o foco em coisas erradas
As tecnologias são poderosas, mas podem te distrair negativamente. Com a internet você pode ter um acesso infinito à informação se estiver focado corretamente.

Coloque sua dedicação em estratégias capazes de melhorar a sua empresa. Não se distraia com aquilo que não acrescenta em nada. Ninguém é perfeito. Todo ser humano comete erros. Aprenda com eles e não desista com as dificuldades.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Muito bom aprender com vocês
-
Olá Henrique, Bom Dia!

Obrigado pelo seu comentário. Conheça os Produtos e Serviços Sebrae PR: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeapp
-
muito boa as dicas
-
Olá Neusil, Boa Noite!

Obrigado pela sua participação no Boletim. Conheça nossa série de E-books Como Elaborar, acesse e clique em Controles Financeiros: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/Arquivos-Gratuitos/S%C3%A9rie-Ebooks-Como-Elaborar
-
boa tarde! gostaria de saber se posso abrir uma loja com o mesmo de uma loja já existente sendo que em outro estado?
-
Olá Dione, Bom dia;

Obrigado pela sua participação no boletim. Sobre sua dúvida, ficou faltando qual seria o mesmo existente em outro estado, supondo que seja o nome de outra loja, recomendo que não utilize ou verifique se já se encontra registrada a marca para esta outra loja.

Para obter informações adicionais, sugiro que utilize o SEBRAE RESPONDE através do link: http://app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do e converse diretamente com um de nossos consultores para esclarecer sua dúvida. Este serviço é gratuito.

Boletins especiais