Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Conheça o REGISTRATO e saiba como estão as suas informações no Sistema Financeiro Nacional

Edição: 03/2015

Em um post anterior, relatei sobre o SCR – Sistema de Informações de Crédito do Banco Central (http://sites.pr.sebrae.com.br/blogs/2014/05/05/4568), onde comentava o quanto esse sistema impactava na busca de qualquer financiamento para as pessoas físicas e jurídicas junto às instituições financeiras.

Interessante, que até aquele momento, o acesso a essa informação era extremamente difícil. Para saber exatamente como estava a situação da sua carteira de operações de crédito no sistema financeiro, não era fácil o acesso e extremamente desafiador para conseguir consultar os seus dados.



Para melhorar esse processo, no mais recente Forum de Inclusão Financeira realizado pelo Banco Central, foi divulgado um novo modelo de acesso às essas informações. O Banco Central denominou esse produto de “Registrato”.

O processo de consulta ficou facilitado, exigindo somente um pouco de paciência na fase de cadastramento, pois é um pouco trabalhoso. O acesso aos dados ficou simplificado, podendo ser feito todo pela internet, bastando seguir as orientações apresentadas na tela no momento do cadastro. São fases distintas, no site do Banco Central e no portal da Instituição Financeira onde o cliente possui conta.

O interessante do Registrato é que feito o processo de cadastro, será possível que cada um possa acessar as informações do seu comprometimento de crédito junto ao sistema financeiro.

A partir de uma data base, onde as informações de todas as instituições financeiras são consolidadas pelo Banco Central, é possível saber desde a quantidade de operações que o cliente tem no sistema financeiro e a quantidade de instituições financeiras que possui relacionamento.

Mas, além dessas informações, o relatório apresenta detalhes por instituição financeira onde o cliente possui relacionamento, o valor total da carteira de crédito junto à instituição segmentado por valor a vencer, valor vencido e valor em prejuízo.

Outras informações são apresentadas, tais como repasses interfinanceiros, coobrigações, responsabilidade total, crédito a liberar, limite de crédito, risco indireto, coobrigação recebida e risco total do cliente na instituição.

Essas são as informações que as instituições financeiras acessam sobre os dados clientes relacionados a operações de crédito, e com isso possuem todos os comprometimentos contratados por cada pessoa junto ao sistema financeiro, situações de inadimplência ou adimplência e dessa forma obter a sua classificação de risco no sistema financeiro.

Então, gostaria de efetuar a sua consulta no Registrato?

Para se cadastrar no registrato, basta acessar a página do Banco Central: www.bc.gov.br na opção Sistema Financeiro Nacional, Registrato.

Segue o link de acesso ao Registrato: http://www.bcb.gov.br/pt-br/sfn/registrato/Paginas/default.aspx

Por Flavio Locatelli Junior

Fonte
Blogs SEBRAE/PR 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Pois bem ..quero fazer doce e sorvete pr vender pr criançada, mas preciso de grana,pr começar,como vcs resolvem esta parte?

Boletins especiais