Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


5 motivos para NÃO comprar uma franquia barata

Edição: 04/2015

Quando vou escrever um novo post, costumo dar uma espiada no Google para ver se encontro alguma novidade relevante no setor, algum tema que mereça discussão, enfim busco alguma inspiração. Porém informo que esta fonte de inspiração está secando, cada vez mais o termo franquia já vem com respostas sugeridas, acompanhado das palavras “barata”; “baixo investimento”; “compre agora”, entre outras ainda mais apelativas.



Fui pesquisar no Google Trends para verificar se era uma impressão ou se realmente as franquias baratas estavam dominando o mercado, pelo menos nos buscadores da internet.

Veja que “abrir uma franquia” tem menos da metade das buscas de “uma franquia barata” e “franquia mais barata”.



Veja agora o gráfico histórico da busca por “franquia barata”:



Até 2010 a busca era praticamente irrelevante, e apesar da variação norma de picos para cima e para baixo percebe-se que existe ainda uma tendência de crescimento.

Quando o mercado é comprador de alguma coisa, qualquer coisa, certamente vão aparecer pessoas querendo atender esta demanda e assim ganhar algum dinheiro. Nada mais justo, esta é a regra do jogo mesmo.

Agora fique atento para isto:

Muitas vezes pessoas que percebem que uma demanda é muito grande procuram vender qualquer coisa para aproveitar aquele momento, mesmo que o produto não atenda efetivamente as necessidades do comprador.

Isto tem acontecido agora. Com a procura grande por franquias baratas, começaram a surgir muitos negócios que sequer podem ser chamados de franquia, oferecendo-se como a oportunidade do século para compradores menos avisados.

Assim o objetivo aqui é alertar para que você não caia numa armadilha. Não significa que nenhuma franquia barata possa ser um bom negócio, apesar de poucas, elas existem.

Fiz toda esta apresentação para mostrar o cenário da lista dos 5 motivos para não comprar uma franquia barata, sem esta apresentação provavelmente você perguntaria: se é assim como você está falando nesta lista, como tem tantas franquias baratas funcionando por aí? Então já antecipei a resposta apresentado as figuras acima que mostram que o volume e o interesse são muito grandes, e assim apesar de tudo continuam existindo e surgindo novas franquias nestes modelos todos os dias.

Vamos lá os motivos para não comprar uma franquia barata são os seguintes:

1) Você recebe o que você paga.

Quando compramos uma franquia estamos comprando uma história, um know-how, uma marca, um aprendizado. Não existe mágica, se tudo isto está sendo vendido por um preço muito barato, é porque provavelmente tenha muito pouco valor, e se isso (que é a essência da franquia) tem pouco valor, por que você quer comprar?

2) Estratégia de ganhar muito, e rápido e sumir.

Franquias que não são lucrativas de verdade, tem uma estratégia bem básica. Vender muitas unidades, colocar muitas taxas de franquia no bolso e depois ver o que acontece (e normalmente o que acontece não é nada bom para os franqueados).

3) Crescimento rápido gera falta de estrutura se não tiver planejamento.

Franquias baratas tendem a vender muitas unidades rapidamente, assim tem um aumento enorme na demanda dos franqueados em relação a treinamento, orientações para escolha do ponto, consultoria de campo, etc. Aumentar a capacidade de realização destes serviços, que são muito importantes para os franqueados, não é uma coisa que aconteça rapidamente, assim a desculpa de que “crescemos muito rápido e assim não conseguimos atender com a mesma qualidade”, é apenas uma desculpa, pois é obvio que iria acontecer.

4) A lógica do uso de recursos de terceiros


Pense comigo: se o negócio é muito bom, mesmo que cobre royalties e taxa de franquia, porque eu vou dar uma parte do meu lucro para o franqueado?

A resposta é a seguinte: o sistema de franchising está baseado na expansão de um negócio lucrativo, através de recursos de terceiros, para alavancar o crescimento de maneira mais rápida do que se conseguiria sem este investimento. Assim o investidor abre mão de uma parte do lucro em função da possibilidade de crescimento do negócio com recursos de terceiros.

Muitas franquias oferecem negócios oferecendo possibilidades maravilhosas de retorno, com investimento baixíssimo. Uma pergunta que vale a pena: Se é tão bom e precisa de pouco investimento porque não tem mais lojas próprias?

5) Você não quer pagar para ser um vendedor

Ao analisar o formato de negócio de algumas franquias baratas pode-se perceber que no final da história o franqueado tem um papel basicamente de vendedor de produtos do franqueador, e ainda pagará por isso. Não é um grande problema, a não ser que você não queira pagar para ser um vendedor.

O objetivo deste post é alertar aos interessados sobre os cuidados ao analisar a compra de uma franquia barata. Existem muitas franquias baratas que são bons negócios, e outras péssimos, o importante é conseguir descobrir quem é quem neste mercado.

Tenha paciência, analise bem e faça bons negócios!

Por Erlon Labatut

Fonte
Blogs SEBRAE/PR 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (14)

-
(41) Matéria pertinente para mim, pois comprei uma franquia barata que não me da suporte...
-
 Olá Grasiele, bom dia!

Agradecemos a sua participação no boletim!
-
gostaria de saber se posso confiar na franquia publicidadesacodepão,se posso me franquiar a eles, por favor me ajude me respondendo.obrigado Regina
-
quero uma franquia que me de segurança no que faço e moral para trabalhar de 3 000 eu posso
-
Bom dia ! tenho uma duvida sera que em uma franquia que tenha o valor auto ou seja é cara não acabamos sendo vendedores do mesmo jeito ?
-
Vai aí a dica de um especialista em franquias para empreendedores que estão em busca de novas oportunidades, e que por falta de conhecimento acabam adquirindo uma marca que ainda está em questionamento no mercado com relação ao seu desenvolvimento e principalmente retorno de investimento. Parabéns!
-
 Olá Silvana, Boa Tarde!

Obrigado por seu comentário no boletim. Leia mais informações importantes sobre franchising, tipos de franquia, vantagens e desafios do negócio e boas práticas para ajudar no sucesso do empreendimento. http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Conhe%C3%A7a-como-funciona-o-sistema-de-franquias
-
Muito bom esse post, realmente vejo promessas de franquias que são muito suspeitas. Gostaria de sugerir um post como o seguinte tema: meios para identificar boas franquias (independente do porte e ramo); e, se possível, poderia comentar sobre franquias em áreas não tradicionais... obrigado.
-
Prezado Erlon Super parabéns pelas suas colocações e apreciações. Já pensei, mas ainda não me animei em relação a ser um franqueado, justamente pelas suas colocações. Colocação antiga "não existe jantar de graça" e por isso temos que ter muitos cuidados na seleção de produtos, mercado e franqueadores. Aviso. cuidado com o seu rico dinheirinho, porque ele custa muito para ganhar e é fácil de gastar. PARABÉNS,
-
Muito boa a iniciativa desse artigo. Dá uma visão, que nem sempre se tem, quando se deseja abrir uma franquia, ainda mais, uma onde o investimento inicial é pouco. Gostaria de ver, artigos que aprofundassem mais o assunto. Parabéns.
-
Já comprou uma franquia "barata" e no fim saiu muito caro. A expectativa não era o que prometeram. Eu fiz pesquisa de mercado antes, mas como se tratava de uma franquia nova com segmento novo, não tive muita informação, tinha que arriscar mesmo!
-
Obrigada, franquias baratas são uma tentação, é bom ter a opinião de quem entende do assunto.
-
Finalmente alguém alertando os desavisados, já fiz várias pesquisas sobre as "micro franquias" e acabei descobrindo que ficaria na mão com elas, são franquias em vendem apenas uma marca e nem auxiliam para resolver problemas técnicos por exemplo.
-
Claudinei, parabens pelo post. Sou empreendedor e abri 3 lojas proprias em 2 anos, estou pensando em adotar modelo de franquia, acha que seria um bom negocio?
-
Olá Ronaldo, Boa Tarde!

Obrigado pelo seu comentário. O Autor da matéria é Erlon Labatut, especialista em Franquias. Você poderá efetuar uma consultoria presencial em uma de nossas unidades. Nossos consultores estão prontos para recebê-lo e orientá-lo. Acesse nosso portal goo.gl/4FT1aD e encontre o Sebrae mais próximo de você.

Se preferir, agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento inicial é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Valeu Claudinei! Grande abraço
-
Olá Erlon, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no Boletim, Sucesso Sempre.
-
Grande Erlon, parabéns pelo artigo, dicas valiosas para empreendedores. abraços
-
Olá Claudinei, Boa Tarde!

Obrigado por sua participação no Boletim. Conheça as oportunidades em Cursos e Palestras SEBRAE: http://app.pr.sebrae.com.br/loja/Produtos.do

Boletins especiais