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Seu sonho é empreender? Torne-se amigo de empreendedores

Edição: 04/2015

Muitos empreendimentos nunca saem do papel. Quem nunca teve vontade de ter seu próprio negócio? Muitos empreendedores em potencial ficam só no “algum dia eu abro” e nunca colocam suas ideias em prática.



De acordo com a consultora norte-americana Adelaide Lancaster, a capacidade de dar o pontapé inicial em um negócio é mais relacionada à familiaridade que a pessoa tem com a experiência de empreender do que com algum perfil específico. Aqueles que continuam a pensar que empreendedorismo é uma coisa amedrontadora tendem a nunca tocar seus projetos.

Adelaide listou quatro dicas para que um empresário em potencial realize seu sonho. Se você sonha em um dia se tornar seu próprio chefe, um importante passo é conhecer outros empreendedores. Confira os conselhos:

1. Faça novos amigos
Se você quer entender como o empreendedorismo é na prática, um dos melhores caminhos é conhecer quem já está nessa luta. Não necessariamente os famosos, que estão na mídia o tempo todo, mas sim pessoas que trabalham sozinhas.
Para começar, tente encontrar empreendedores no mesmo ramo que você pretende trilhar. Isso o ajuda a pensar “se ele pode fazer isso, eu também posso!”. Mas tente expandir sua rede de conhecidos em outros setores. Existem muitas formas de empreender e quanto mais experiência você acumular, melhor!

2. Escolha modelos para seguir
Além de fazer novos amigos, é preciso buscar modelo a seguir. Pense em um líder à frente de uma empresa conceituada. Você pode até chamá-lo para um café, mas é possível aprender muito observando ele e sua empresa de longe.

Selecione três marcas ou companhias que você admira. Veja como você pode saber mais sobre seus líderes. Blogs, artigos, livros, entrevistas e até mesmo perfis do Facebook podem mostrar como a personalidade e modo de liderar moldaram a empresa que eles comandam.

3. Torne-se um cliente apaixonado de pequenos negócios
A experiência de ser cliente em um pequeno negócio tem sempre um quê de especial. Pode ser por ver suas transformações ao longo dos anos, ter um contato direto com o dono do estabelecimento ou a atenção dada aos detalhes dos produtos. E há muito a se aprender de tudo isso. Pense nos pequenos negócios que você conhece e o que os torna únicos, distintos e memoráveis. Considerar sua experiência como cliente poderá dar muitas ideias de como conduzir o seu próprio show.

4. Desmistifique os mistérios dos negócios
Muitos candidatos a empreendedores têm medo das tarefas mais administrativas. Eles acreditam que é preciso ter muitos conhecimentos no ramo e supõem que será necessário enfrentar muitas dificuldades e aprender muito mais antes de pensar em abrir um empreendimento.

Segundo Adelaide, uma boa prática é assinar revistas sobre empreendedorismo. Você logo verá como negócios não têm grandes segredos. Nelas você pode encontrar desde o que acontece nos bastidores da empresa até como resolver desafios específicos.

Assim que você passa a conversar com mais pessoas, expandir sua lista de leitura, pensar mais sobre o que e como é ser um empreendedor, você logo verá que não é uma coisa grande e amedrontadora. E aquele “algum dia” pode se tornar um pouco mais próximo de hoje.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

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Comentários (7)

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Bom dia. Procuro apoio do Sebrae, Senai, empreendedores e incentivos municipais no noroeste paulista para dar sequencia ao projeto de criação de um ( polo produtor de peças e acessó rios para motocicletas) ver matéria revista ANFAMOTO ed121 pg22 e 24.
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Olá José Jacob, Boa Tarde!

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Olá. Atualmente tenho uma pequena empresa de construção civil, Trabalho com construções e reformas em geral, gostaria de diversificar ou inovar na área em que atuo, pois com o momento financeiro em que estamos as coisas estão cada vez mais difíceis, daí meu interesse em mudanças.
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muito bom ter que compartilhar com mais empreendedores
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Olá Roberto, Bom Dia!

Obrigado por seu comentário. Para ampliar seu conhecimento, segue o link dos Vídeos Sebrae: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/videos-sebrae
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osebrae podreria tornar-se um orgao pratico Tao praticoquantooseu presidente SrPaulo Okamoto Alias; paraque serve mesmo o sebrae?
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Olá Orestes, Bom Dia!

Obrigado por seu comentário. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada sem fins lucrativos. É um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios de todo o país. Desde 1972, trabalha para estimular o empreendedorismo e possibilitar a competitividade e a sustentabilidade dos empreendimentos de micro e pequeno porte.

Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Onde tem Brasil, tem Sebrae. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 unidades da Federação.

O Sebrae Nacional é responsável pelo direcionamento estratégico do sistema, definindo diretrizes e prioridades de atuação. As unidades estaduais desenvolvem ações de acordo com a realidade regional e as diretrizes nacionais. Em todo o país, mais de 5 mil colaboradores diretos e cerca de 8 mil consultores e instrutores credenciados trabalham para transmitir conhecimento para quem tem ou deseja abrir um negócio.

O Sebrae é agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, mas não é uma instituição financeira, por isso não empresta dinheiro. Articula (junto aos bancos, cooperativas de crédito e instituições de microcrédito) a criação de produtos financeiros adequados às necessidades do segmento. Também orienta os empreendedores para que o acesso ao crédito seja, de fato, um instrumento de melhoria do negócio.

O presidente do Sebrae Nacional é o Sr. Luiz Barretto, reeleito agora para o seu segundo mandato.
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boa tarde gostaria de ideias para melhorar as minhas vendas meu ramo é supermercado agradeço
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quero muito ser empreendedora
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Olá Cleomarcia, Bom Dia!

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Olá ! Parabéns pelo incentivo. , pois me acho empreendedor e estou sempre inventando possíveis novos negócios . a maior dificuldade do empreendedor hoje e a falta de credibilidade a linha de credito . a segunda e falta de oportunidade para o pequeno crescer , quando o pequeno empreendedor se arrasta ate conquistar seu espaço no mercado de trabalho , ai sim vc ganha credibilidade, ou seja, bancos e financeiras te oferece guarda-chuva nos dias de sol e te tomam nos dias de chuva . um abraço .

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