Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Declaração do Imposto de Renda 2015. Cuidado com as suas declarações!

Edição: 04/2015

Fique atento, pois, não é simples como possa parecer, ou seja, parece que basta omitir informações em sua declaração de imposto de renda e tudo estará certo!



Engano seu!

Atenção a estas siglas:
DIRPF – Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física
DIRF – Declaração do Imposto Retido na Fonte
DIMOF – Declaração de Informações sobre Movimentação Financeira
DCRED – Declaração de Operações por Cartões de Crédito
DMED – Declaração de Serviços Médicos e de Saúde

Quantas destas siglas você conhece?

Bem provável você responda que talvez somente a primeira!

Pois bem, esta primeira sim, é conhecida porque é aquela através da qual você preenche e entrega a sua declaração, os demais, são informados a receita mediante a realização de suas operações, e, você nem sabia disso!

Dentre estas siglas a DIMOF e a DCRED envolvem a grande maioria dos contribuintes e tornam-se causa de irregularidades nas declarações apresentadas. Imagine você emprestando dinheiro de um parente ou amigo e esse dinheiro transitando pela sua conta-corrente, ou, realizando volumes de operações com seu cartão de crédito, algo do tipo: comprando com seu cartão de crédito pessoal para abastecer a empresa. Todos eles são cruzados com a sua DIRPF, o dinheiro do empréstimo, é lógico, você não declarará como rendimento, mas, o fato de transitar em sua conta, pode ser interpretado como rendimento, daí, quando a divergência é significativa, pronto, você caiu na malha fina!

Outro detalhe é que a receita federal anda monitorando as redes sociais, SIM, isso mesmo, as redes sociais! Então, cuidado com o que você posta nas redes sociais e esquece de declarar no seu IRPF, por exemplo, se você, lá no facebook publica fotos de uma lancha ou de um carrão, diz que é seu mas não o declarou… pronto, é o primeiro passo para a malha fina!

Portanto, se você fez alguma operação nestas mencionadas, não deixe de considerá-lo em sua declaração.

Por Edmilson Koji Tanaka

Fonte
Blogs SEBRAE/PR 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais