Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como se tornar uma inspiração para outras mulheres

Edição: 05/2015

Julie Katzman, vice-presidente executiva do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), é uma grande defensora dos direitos das mulheres. Em uma entrevista concedida no ano passado para Pequenas Empresas e Grandes Negócios durante o Womens Forum, ela disse acreditar que um dos fatores que mais pode ajudar a incentivar mulheres a empreender e a subir em suas carreiras é o exemplo de outras mulheres.



"Se você não vê mulheres ocupando cargos que você gostaria de ocupar é difícil almejar esses cargos. Como você não vê um exemplo, uma referência, você desiste. É preciso mostrar a outras mulheres que existem líderes femininas dirigindo empresas, fundando negócios de sucesso ou sendo astronautas, matemáticas, cientistas", afirmou Julie na época.

Seguindo o pensamento da vice-presidente do BID, a colaboradora do site Entrepeneur Zeynep Ilgaz publicou uma lista para ajudar mulheres a se tornarem exemplos. "Claramente, o mundo dos negócios não é mais um clube do Bolinha", diz a empreendedora em sua última coluna. "Mas, infelizmente, o teto de vidro ainda existe e as mulheres continuam a enfrentar desafios que os homens não precisam enfrentar para avançar em suas carreiras."
Veja abaixo os conselhos de Zeynep.

1. Fale quando achar que deve
Quanto mais as mulheres falarem sobre suas ideias, suas áreas de especialização e liderança, mais comum se tornará ouvir vozes femininas corajosas no negócio. Quando as empreendedoras se impõem e falam o que pensam incentivam a próxima geração de mulheres a fazer o mesmo.

2. Assuma mais riscos
Ninguém se torna um influenciador jogando na zona de conforto. Mas é comum as mulheres ficarem para trás quando se fala sobre assumir riscos. Ao deixar que o medo do fracasso do lado de fora da empresa, empreendedoras se projetam como líderes confiantes que farão tudo o possível para conquistar suas maiores ambições.

3. Encontre mentores
Uma das melhores maneiras de se tornar um grande líder é de aprender com os outros que já passaram pelo que você está passando. Um mentor pode abrir portas difíceis de serem abertas e guiar você nas decisões difíceis que terá de tomar quando assumir mais riscos.

4. Faça networking

Para conhecer mentores valiosos, amigos e outras mulheres inspiradoras é preciso dar uma chance ao networking. Participar de eventos sociais, grupos de mulheres empreendedoras e conferências sobre a área da sua empresa é importantíssimo. Um novo cartão de visitas pode significar uma nova oportunidade.

5. Aceite feedback
Não importa se o feedback é de um colega, mentor, amigo ou até da família. Uma opinião pode orientar você a fugir de erros e atingir o sucesso com menos sofrimento. Mantenha uma atitude positiva ao ouvir a opinião de outros a respeito de você e da sua empresa e incentive os outros a fazer o mesmo. Uma atitude construtiva pode transformar obstáculos em oportunidades.

6. Seja uma publicitária
Publicidade não é apenas para celebridades. Ao espalhar noticias sobre você e sua empresa, mostrando ideias com paixão (e até certo glamour), uma mulher de negócios pode tornar-se conhecida, estimular seu perfil de líder e mostrar aos outros que eles podem usar suas vozes também.

7. Mostre-se uma profissional
Ter uma imagem profissional não significa andar de terninho e salto alto para todos os lugares. Significa apenas mostrar confiança. Veja bem, quando você se projeta como uma pessoa confiança, ganha o respeito dos outros. E ter o respeito das pessoas é o primeiro passo para se tornar alguém influente.

8. Trabalhe em conjunto
Esforce-se para criar um mundo onde as mulheres mais jovens podem crescer para se tornarem influenciadoras e terem suas vozes ouvidas. Todos precisam trabalhar juntos, toda a comunidade de homens e mulheres. A hora é agora.

9. Use seus talentos
A maior parte das mulheres é ótima em realizar várias tarefas e resolver problemas ao mesmo tempo. Estas qualidades são ótimas ferramentas para posições de liderança. Use o que você tem de melhor.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (9)

-
Gostei das dicas, assim terei mais coragem de continuar meus projectos. Que essa informacao seja mais abragente em palestra nos bairros porque muitos jovens querem espandir o seu negocio suas ideias mas nao sabem onde buscar orientacao.
-
Gostei das dicas, assim terei mais coragem de continuar meus projectos. Que essa informacao seja mais abragente em palestra nos bairros porque muitos jovens querem espandir o seu negocio suas ideias mas nao sabem onde buscar orientacao.
-
Obrigada estou prescisando desse encentivo, vou seguir seus conselhos e ser feliz tanto profissional como pessoal. Vou abrir minha mente, aprender mais e praticar mais. até abraços; Rosane.
-
Tirou algumas duvidas, e muito incentivador.
-
Achei maravilhoso...encorajador!!! Eu penso que não viemos a esse mundo a passeio...temos que fazer a diferença com nossas atitudes e exemplos.
-
Gostei da matéria me incentivou
-
fácil acesso
-
Olá Valdecir, Bom Dia!

Obrigado por sua participação no Boletim! Conheça os Produtos e Serviços Sebrae PR: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeapp
-
Temos o nosso empreendimentos há 28 anos. Começamos do nada, só com a fé e a coragem. Baseado neste perfil que chegamos até aqui. Sempre estar se atualizando. Fizemos uma faculdade,eu e meu marido. Temos três filhos. Um deles trabalhou em uma grande empresa, aprendeu muito. Hoje trabalha conosco sendo o gestor. Obrigada por nos enviar essas dicas maravilhosas!
-
Obrigada por esta matéria, muito interessante.
-
 Olá Leonora, Boa Noite;

Obrigado pela sua participação no boletim! Para ampliar seu conhecimento, segue o link dos Vídeos Sebrae: http://www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/videos-sebrae

Boletins especiais